Taboão da Serra produz 210 toneladas de lixo por dia
Para tentar amenizar o impacto ambiental e diminuir os custos que todo esse lixo gera no município, a prefeitura implantou a coleta seletiva nos prédios públicos.
“Taboão da Serra vem coletando 210 toneladas de lixo domiciliar por dia. A cidade já implantou a coleta seletiva nos prédios públicos para atender a população que já está realizando uma separação prévia dos materiais”, disse Michael Warren, diretor de departamento da Secretarias de Obras e Infraestrutura.
Selecionando o lixo, a população ajuda a diminuir a poluição do ar, solo e água, além de reduzir a necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Também diminuem a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. De acordo com a Secretária de Obras a prefeitura realiza campanhas de conscientização nas escolas do município e tem conquistados ótimos resultados.
“A Prefeitura vem dando o destino correto em aterro sanitário do lixo que não foi reciclado e nos últimos anos vem recebendo boas notas da Cetesb por causa deste bom trabalho realizado. Em 2008, o município recebeu a nota 9,6 e no ano passado, novamente uma boa nota, 9.5”, declarou Warren.
Observe abaixo quanto se poupa com a reciclagem
1000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1000 Kg de vidro reciclado = 1300 Kg de areia extraída poupada
1000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados
1000 Kg de alumínio reciclado = 5000 Kg de minérios extraídos poupados
Tempo de decomposição do lixo
Papel: 2 a 4 semanas
Tecido de algodão: 1 a 5 meses
Corda: 3 a 4 meses
Meia de lã: 1 ano
Vara de bambu: 1 a 3 anos
Goma de mascar: 5 anos
Lata de conserva: 100 anos
Lata de alumínio: 500 anos
Plástico: 450 anos
Vidro e pneus: tempo indeterminado