Motoristas aprovam mudanças na av. Armando Andrade
A avenida Armando Andrade, no Centro, voltou, neste domingo, dia 5, a ser mão dupla no trecho entre a av. Jovina de Carvalho Dáu e a rua Santa Luzia. Os motoristas que utilizaram a via neste feriado aprovaram a mudança. Dos oito motoristas ouvidos pela reportagem do Portal O Taboanense, todos foram favoráveis a implantação dos dois sentidos na avenida.
Claudinei Pereira explica a mudança de sentido da Av. Armando Andrade
Em fevereiro a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana mudou o sentido da avenida, que passou a ser apenas sentido capital. A alteração não agradou aos motoristas e comerciantes e gerou muita discussão. A mudança foi, na época, apontada como um dos principais motivos do aumento do congestionamento na chegada a Taboão da Serra.
Foto: Allan dos reis | Taboão em Foco
Av. Armando Andrade está com sinalização especial no período de adaptação
Segundo o secretário da pasta, Claudinei Pereira, a mudança foi desfeita após um estudo feito junto com a OHL e a CET. Os motoristas ganham mais uma opção para fugir do congestionamento que atrapalha o trânsito na entrada de Taboão da Serra, na avenida Francisco Morato. “Quando fizemos a mudança nós já tínhamos dito que ela poderia mudar, a avenida era usada como rota alternativa para motoristas de outras cidades, o que acabava criando um grande fluxo de automóveis na região”, disse Claudinei.
Segundo o secretário, a mudança na avenida Armando Andrade foi feita antes da inauguração do Rodoanel e do seu impacto no trânsito da região. Nos últimos três meses, o número de veículos que cruzam a cidade, a chamada frota flutuante, aumentou 78%.
Claudinei também disse que os estudos realizados junto com a OHL permitiram aumentar a fluidez na Régis Bittencourt. O tempo semafórico aumentou de 65 segundos para 96. “Esse tempo vai diminuir os congestionamentos na região central. Temos que pensar de uma outra forma, afinal de contas o número de veículos cruzando a cidade pulou para 4,5 milhões por mês”.
Para o morador do Jd. monte Alegre, José Alexandre Madeira, a volta da mão dupla no trecho é motivo de comemoração. “Espero que a volta do trabalho seja mais tranquila, a [avenida] Armando Andrade é uma opção para quem volta de São Paulo”, disse.
Já para o bancário Márcio Ferreira, que mora no Pq. Laguna e trabalha em Pinheiros, a mudança vai melhorar pouco o trânsito no centro. “Acho que o problema vai migrar, vai sair da Francisco Morato e vai para a rua da Delegacia [Jovina de Carvalho Dáu]. Mas acho que mesmo assim vai ficar melhor do que está”.
Foto: Allan dos Reis, site Taboão em Foco