EM ALTA
Home

Saiba como obter o título de eleitor pela primeira vez

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/04/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Você pode solicitar sua inscrição pela internet (clique aqui). É só preencher os dados solicitados, escolher um local de votação dentre os disponíveis e comparecer ao cartório eleitoral ao qual pertence a rua em que você reside em até cinco dias corridos, munido de:

– RG original ou certidão de nascimento ou casamento (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade/naturalidade e filiação);

– Comprovante de endereço (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc… desde que contenha nome e endereço e seja recente); e
– Comprovante de quitação do serviço militar ( homens com idade entre 18 e 45 anos).
 
Caso haja dúvida quanto ao cartório a ser procurado e o seu endereço, ligue para a Central de Atendimento, nos telefones (11) 2858-2100 ou 148. Em Taboão da Serra existem dois cartórios eleitorais (clique para ver os endereços). A inscrição também pode ser feita diretamente no cartório eleitoral.
 
Título fica pronto na hora
 
Em todos os municípios do Estado já está implantado o Sistema ELO, que permite a emissão do título na hora. Com o Sistema, o eleitor já sai com o título na hora. Não existe a possibilidade do eleitor tirar o título pelo correio.
 
Prazo
 
Em ano que não ocorra eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Em ano eleitoral, porém, tais requerimentos só podem ser formulados até 150 dias antes da data da eleição, só reabrindo o prazo após o término dela, incluindo eventual 2º turno.

Você sabia?

Se você precisar falta no emprego para tirar ou transferir sei título de eleitor você deve proceder da seguinte maneira: mediante comunicação com 48 horas de antecedência, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário e por tempo não excedente a dois dias, para o fim de se alistar eleitor ou requerer transferência (artigo 48 do Código Eleitoral).

 



Fonte: TRE-SP

Atualizado em abril de 2010
 

Notícias relacionadas