Prefeitura aumenta fiscalização contra propagandas irregulares
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra, foram realizadas aproximadamente 1.500 notificações no período de 60 dias atendendo o disposto no art. 162, principalmente os incisos VII, XVII e XVIII que proíbem a: colocação de publicidade, pintura de muros, colunas, paredes e demais partes externas de edificações; distribuição de panfleto, folhetos e impressos divulgando mensagens comerciais, em vias e logradouros públicos, colocação de faixas em postes de iluminação; afixação de banners, cartazes, faixas e assemelhados.
Foto: Eduardo Toledo
Propaganda colada em poste: além de irregular, deixa a cidade mais feia
De acordo com a Lei está proibido a colocação de placas em calçadas, faixas em gradis, muros pintados e fiscalização do Cadastro de Anúncios e Publicidade (Cadap). Inicialmente as fiscalizações estão acontecendo nas principais vias, mas o procedimento irá se expandir por toda a cidade. A prefeitura ainda está estudando a melhor maneira de regularizar as propagandas no município.
Os comerciantes terão um prazo de 15 dias para realizar a cobertura ou retirada da propaganda ilegal. Quem descumprir o prazo estabelecido nas notificações será penalizado com multas no valor de 20 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente, hoje, a cerca de R$ 1.000.
Segundo a prefeitura, as propagandas políticas também serão fiscalizadas e penalizadas de acordo com a legislação. O Portal O Taboanense irá realizar uma série de reportagens sobre o tema durante o mês de maio.