Shopping Taboão ficará às escuras em apoio a campanha
Esta não é a primeira iniciativa do centro de compras que demonstra sua preocupação com o meio ambiente. Desde a sua inauguração, o shopping aposta na sustentabilidade. Seu projeto arquitetônico, por exemplo, foi pensado para minimizar gastos com luz elétrica e água. Instalado em prédio térreo, há o aproveitamento da luz natural, com placas de vidro no teto, o uso de elevadores é restrito ao pequeno mezanino e não existem escadas rolantes. Há também um sistema de reaproveitamento da água da chuva nas descargas dos banheiros, além da reciclagem do óleo de cozinha dos restaurantes da Praça de alimentação.
“Não há como tapar os olhos para um problema tão sério e de escala global. Estamos cumprindo com a nossa parte como instituição privada, mas acima de tudo esperamos servir de exemplo para os nossos clientes, incentivando-os a ter a mesma consciência ambiental”, explica Deise Moreira, gerente de marketing do Shopping Taboão.
A ação é uma maneira que a Rede WWF encontrou para engajar e mobilizar a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta. Artistas, atletas e apresentadores famosos em várias regiões do planeta já ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.
Localmente, também tem por objetivo alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Dados do Painel Intergovernamental de Mudanças climáticas (IPCC) afirmam que há 90% de certeza que o aumento da temperatura está sendo causada pelo homem.