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Sabesp identifica 132 fraudes em Taboão da Serra

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Redação

03/03/2010 00:00
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A Sabesp identificou 132 fraudes na rede de abastecimento de Taboão da Serra em 2009. Na Região Metropolitana de São Paulo o número de casos ultrapassa 17 mil. Na região, Osasco lidera o ranking, seguida por Carapicuíba e Barueri. O volume de água desviado pelos "gatos" foi de pouco mais de 3,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 650 mil habitantes.

Com a descoberta das irregularidades e a negociação com os fraudadores, a companhia conseguiu recuperar um montante de R$ 18,5 milhões que haviam deixado de ser faturados.
As irregularidades variam entre sutis intervenções no hidrômetro a ligações subterrâneas em que tubulações são conectadas diretamente à rede de abastecimento, dificultando a sua identificação por parte da empresa.

Foto: Eduardo Toledo

Sede da Sabesp em Taboão da Serra: 132 fraudes detectadas

No acumulado do ano, das 17.296 detectadas, quase 82% (14.534 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 10% (1.740), em comerciais. O levantamento ainda identificou 200 irregularidades em indústrias (1%) e 1.285 (7%) em empresas. Das fraudes, o tipo mais comum foi o de violação de hidrômetro, com 9.217 casos. As ligações clandestinas chegaram a 6.258.

Esse tipo de irregularidade causa grandes prejuízos à população. Uma única fraude é suficiente para comprometer o abastecimento de um setor inteiro. As ligações clandestinas, por exemplo, provocam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. Os “gatos” também podem ser a origem de infiltrações, que comprometem a estrutura dos imóveis, causando, inclusive, desabamentos.

O trabalho dos Caça-Fraudes, como são chamadas as equipes que realizam o serviço, ganhou fôlego nos últimos dois anos. Em 2008, 21. 165 irregularidades haviam sido descobertas, com um volume de 5,4 bilhões de litros de água desviado. Cerca de R$ 26 milhões foram recuperados pela empresa. O trabalho é estratégico para a companhia, pois garante o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população.

O consumidor flagrado terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.

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