EM ALTA
Home

Protestos marcam Sessão Solene no Cemur

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/02/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou neste terça-feira, dia 23, a Sessão Solene em homenagem aos 51 anos de Taboão da Serra. Ao contrário de todos os outros anos, onde a cerimônia teve um tom festivo, um novo protesto de moradores revoltados com o aumento do IPTU, acabou deixando o clima pesado e no lugar de aplausos o que se ouvia, de parte do público, eram vaias.

Visivelmente constrangidos, os 26 homenageados na noite, que não tinha nada haver com as polêmicas envolvendo o aumento do IPTU, receberam a Medalha 19 de Fevereiro, homenagem feita pelo Poder Legislativo para os moradores que se destacaram na luta pelo crescimento do município. “Esse é o prêmio máximo da cidade", disse o presidente Elói.

Foto: Rose Santana

Mesa diretora da Sessão Solene que aconteceu nesta terça-feira, dia 23

A Sessão começou por volta das 19h, com o Cemur praticamente lotado. Prestigiaram a solenidade o deputado estadual Marco Porta, o ex-prefeito de Cotia Quinzinho Pedroso, o prefeito Evilásio Farias, a vice-prefeita, Prof. Márcia, diversos secretários municipais, Capitão Will, da Polícia Militar e autoridades de outros municípios da região.

Entre os moradores homenageados estão o judoca Nelson Onmura, o advogado Paulo Pereira, o historiador Natalino Tedesco, o empresário Nelson Imóveis, o ex-vereador Dr. Maurício André, o funcionário Público Hassan Zogbi, a advogada Marilene Trappel, o empresário Hélio Tristão, entre outros.

Protesto

Vaias, apitos, faixas de protestos, batucadas com panelas e muito barulho, foi assim o início da 9ª edição da entrega da medalha 19 de Fevereiro, na noite desta terça-feira no Cemur. A manifestação ficou por conta dos contribuintes que protestam contra o aumento abusivo do IPTU.

O presidente Elói abriu a Sessão Solene e durante vários momentos precisou interromper a sessão para pedir silêncio para que o vereador que usava a tribuna pudesse apresentar seu homenageado.

Enquanto o vereador Félix discursava, os manifestantes ficaram de costas para o palco, fazendo batucadas, gritando, vaiando. Por mais que o presidente Elói pedisse que se acalmassem e respeitasse o vereador, de nada adiantou.

Foto: Rose Santana

Moradores protestam contra o aumento do IPTU durante sessão solene

Indignado com a atitude de algumas pessoas, Félix quebrou o protocolo e pediu que todos que compunham a mesa ficassem em pé e desse um a salva de palmas aos homenageados e fez um discurso político rebatendo a atitude dos manifestantes.

“Agora trata-se de um movimento político, com propósito de desestabilizar o Governo. Vaiar as autoridades, os homenageados, isso é uma falta de respeito. Felizmente eles são minoria, são pessoas violentas e autoritárias. A Câmara não vai admitir isso, não vai se colocar de joelhos diante de 20 ou 30 pessoas radicais”, disse Félix.

Mas o movimento vai continuar, segundo a advogada Julia Collet, o ponto de encontro será na Câmera Municipal todas as terças-feiras. “Precisamos coletar, pelo menos, 10 mil assinaturas para entrarmos com uma Lei de Iniciativa Popular. O Ministério Público já está analisando toda a documentação. A Defensoria Pública de Osasco também já entrou em contato conosco, mas ainda estamos passando o caso para eles”, diz.

Conheça todos os homenageados da noite

Notícias relacionadas