Home

Prefeitos se unem para trazer Universidade Federal para a região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

22/02/2010 00:00
Os prefeitos do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) se reuniram na sede da prefeitura de Itapecerica da Serra para articularem sobre a vinda da Universidade Federal para a região Oeste de São Paulo. Numa tentativa de unir forças, os prefeitos Evilásio Farias, de Taboão da Serra, e Chico Brito, de Embu, uniram-se aos demais para adequar o discurso e apresentá-lo aos ministros Fernando Haddad (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e Luiz Barretto (Turismo).
No próximo dia 26 de fevereiro, no Hotel Rancho Silvestre, os prefeitos e vereadores terão a possibilidade de demonstrar aos ministros a importância da Universidade e os benefícios que ela trará para a região. Para que os esforços não sejam em vão, o prefeito de Embu das Artes conta com a possibilidade de abrigar a Universidade utilizando-se da infra-estrutura do futuro Parque da Cidade, que terá uma área de aproximadamente 1,6 milhões m².

Foto: Divulgação

reunião entre os seis prefeitos da região: união pela universidade
A reunião Pró-Universidade, com início previsto para às 9h da manhã, terá a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da região Sudoeste e do Vale do Ribeira, da Associação Comercial de Taboão da Serra, dos Rotarys Clubs da região, Igrejas, movimentos sociais e sindicatos.
Os argumentos para que a Universidade Federal venha a ser instalada na Cidade de Embu buscam compreender aspectos logísticos e orçamentários. O projeto apresentado pelo prefeito Chico Brito conta com o benefício da proximidade do parque ao Rodoanel e a Rodovia Regis Bittencourt, além do fácil acesso a região pelos moradores do Vale do Ribeira.
Se Instituição Federal for instalada no futuro Parque, o Ministério da Educação apenas terá que desembolsar o valor para a construção do Campus, pois a infra-estrutura do Parque já foi alçada pela prefeitura de Embu e chega à casa dos R$ 30 milhões de reais.

Para Laércio Lopes, da Associação Comercial e Empresaria de Taboão da Serra, a instalação da Universidade Federal trará benefícios para todos os setores. “Não é só na educação que a região irá ganhar, mas também o comércio, as indústrias e principalmente o pólo gerador de pensamento, que traz para a região incontáveis melhorias”.

O desejo de trazer a Universidade Federal para a região é das seis cidades do Conisud. Os benefícios para Taboão, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu serão enormes e a região ganhará um pólo de desenvolvimento academico.

Teste Deploy