Home
›
Prefeitos se unem para trazer Universidade Federal para a região
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Os prefeitos do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) se reuniram na sede da prefeitura de Itapecerica da Serra para articularem sobre a vinda da Universidade Federal para a região Oeste de São Paulo. Numa tentativa de unir forças, os prefeitos Evilásio Farias, de Taboão da Serra, e Chico Brito, de Embu, uniram-se aos demais para adequar o discurso e apresentá-lo aos ministros Fernando Haddad (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e Luiz Barretto (Turismo).
No próximo dia 26 de fevereiro, no Hotel Rancho Silvestre, os prefeitos e vereadores terão a possibilidade de demonstrar aos ministros a importância da Universidade e os benefícios que ela trará para a região. Para que os esforços não sejam em vão, o prefeito de Embu das Artes conta com a possibilidade de abrigar a Universidade utilizando-se da infra-estrutura do futuro Parque da Cidade, que terá uma área de aproximadamente 1,6 milhões m².
Foto: Divulgação
reunião entre os seis prefeitos da região: união pela universidade
A reunião Pró-Universidade, com início previsto para às 9h da manhã, terá a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da região Sudoeste e do Vale do Ribeira, da Associação Comercial de Taboão da Serra, dos Rotarys Clubs da região, Igrejas, movimentos sociais e sindicatos.
Os argumentos para que a Universidade Federal venha a ser instalada na Cidade de Embu buscam compreender aspectos logísticos e orçamentários. O projeto apresentado pelo prefeito Chico Brito conta com o benefício da proximidade do parque ao Rodoanel e a Rodovia Regis Bittencourt, além do fácil acesso a região pelos moradores do Vale do Ribeira.
Se Instituição Federal for instalada no futuro Parque, o Ministério da Educação apenas terá que desembolsar o valor para a construção do Campus, pois a infra-estrutura do Parque já foi alçada pela prefeitura de Embu e chega à casa dos R$ 30 milhões de reais.
Para Laércio Lopes, da Associação Comercial e Empresaria de Taboão da Serra, a instalação da Universidade Federal trará benefícios para todos os setores. “Não é só na educação que a região irá ganhar, mas também o comércio, as indústrias e principalmente o pólo gerador de pensamento, que traz para a região incontáveis melhorias”.
O desejo de trazer a Universidade Federal para a região é das seis cidades do Conisud. Os benefícios para Taboão, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu serão enormes e a região ganhará um pólo de desenvolvimento academico.