Passado e presente se encontram no 51º aniversário de Embu
Com a presença dos emancipadores Heliodora Pescuma Koch, João Batista Medina, Manoel Batista Medina (Nei) e o primeiro prefeito de Embu, Annis Neme Bassith a sessão que teve seu ato solene destinado a fundadora da pastoral da criança, Zilda Arns, foi marcada por discursos e um belo depoimento do Padre Robson, da Paróquia Santa Inês, sobre as últimas palavras proferidas pela mãe da Pastoral da Criança no dia de seu falecimento no Haiti.
Foto: Alexandre Oliveira
Emancipadores de Embu foram homenageados na sessão solene da Câmara Municipal
Como protocolo todos os vereadores prestaram homenagem aos coordenadores e voluntários da Pastoral da Criança na região de Embu. A sessão promoveu a interação entre os emancipadores e os lideres atuais da cidade, confrontando as conquistas passadas pelas atuais. Mais de 200 pessoas acompanharam os discursos e as homenagens aos emancipadores e integrantes da Pastoral da Criança.
O primeiro prefeito da Estância Turística de Embu, Annis Neme Bassith, lembrou dos ideais defendidos pelos emancipadores. “Tínhamos o objetivo de que o município atingisse o progresso”, declarou. Em seu discurso lembrou-se dos autores já falecidos presentes no ato de emancipação e solicitou um minuto de silencio em sua homenagem.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Embu, Silvino Bonfim, exaltou os feitos da Pastoral da Criança na região de Embu e lembrou aos participantes da importância da entidade nos bairros carentes da cidade. Segundo ele a pastoral dispõe de mais de 500 voluntários e soma mais de 1.200 crianças assistidas na região. Ações como a Multimistura e a pesagem de bebes no combate a mortalidade infantil são alguns dos feitos da pastoral na região.
O prefeito Chico Brito em seu discurso fez menção às famílias na construção da história e de sua evolução ao longo dos anos. “Cada família tem a sua história e cada comunidade também tem a sua história de luta e conquistas”, colocou.
Segundo ele os problemas enfrentados na conquista da identidade que coloca a cidade de Embu em patamares elevados, foi fruto da superação conjunta do povo com o governo, e não e forma singular. “Os problemas são individuais, mas a solução não é individual e solitária. O que resolve é a solidariedade entre as pessoas”, diz. Como exemplo ele mencionou o trabalho da Pastoral da Criança na ação voluntaria nos bairros da cidade.
Ao final da sessão o prefeito Chico Brito demonstrou através de slides as inovações e o progresso que a cidade vem alcançando ao longo do seu governo. “Orgulho sem motivo é arrogância. Temos que ter orgulho de nossa história”, finalizou.