EM ALTA
Home

Com história rica, Taboão da Serra completa 51 anos

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

19/02/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

51 anos atrás, uma nova cidade surgiu no mapa paulista. Taboão da Serra ganhava a sua emancipação política-administrativa e começava ali a sua história, uma história cheia de progresso, marcada por um crescimento assustador, que trouxe ao mesmo tempo riqueza e também problemas.

Até 1959, Taboão da Serra era um distrito de Itapecerica da Serra, menos de oito mil pessoas moravam por aqui e a maioria sobrevivia de um acanhado comércio e de muitas plantações, panorama impensável 51 anos depois. O crescimento de Taboão da Serra é tão veloz que muda a todo instante. Nesse pouco de mais de meio século de história, a população cresceu cerca de 3.100%.

A pequena Vila que chamava Poá, deu lugar a um imenso município, que atraiu indústrias, condomínios e muitos comércios. Em qualquer levantamento, Taboão da Serra aparece entre as 100 maiores cidadesdo país. Seja na arrecadação, na qualidade do emprego, na exagerada densidade demográfica (uma das 10 maiores do Brasil) ou entre os municípios que mais sofrem com enchentes, pode acreditar, Taboão sempre figura no ranking.

Fotos: Arquivo do Portal O Taboanense e família Helmeister

Taboão da Serra em três momentos: na década de 60


Nos anos 70 e no mesmo ponto da foto anterior


E na década de 2000: crescimento de mais de 3.100% na população da cidade

A cidade que cresceu sob a sombra do Morro do Cristo, se expandiu e a taxa de ocupação do solo hoje é de quase 100%. Com mais de 250 mil habitantes e 68 mil residências, Taboão é sinônimo de progresso, mas também de pobreza. O moderno parque industrial conta com empresas do nipe da Niasi, Cinpal, Novartis, Sherwin Williams, Giroflex, Solvay Farma, Atotec, entre outras centenas, que fazem de Taboão um dos mais importantes produtores farmaceuticos e moveleiros do país.

O comércio de Taboão da Serra também experimentou um enorme crescimento na última década. Antes disso, apenas o Pirajuçara e o Centro possuiam poucas opções, mas com a chegada do Shopping em 2002 e a abertura de dezenas de lojas como Casas Bahia, Extra, Wal-Mart, Lojas Cem, Ponto Frio, Kalunga, Lojas Americanas, Renner, C&A e outras, fortaleceram o setor de serviços, que hoje é a maior fonte de renda e emprego para o taboanense.

Por outro lado, a ocupação irregular de diversos bairros, de invasões e de um crescimento desordenado, principalmente nos anos 70 e 80, tornaram Taboão conhecida como cidade dormitório. Essa “pecha” durou por décadas e ainda ronda a imaginação de muitas pessoas, principalmente daquelas que moram fora do município.

Se por um lado os números e expectativas são favoráveis, os desafios são maiores ainda. Transformar a educação, a cultura e principalmente a saúde pública são necessidades que se arrastam há anos, décadas na verdade, e serão determinantes no futuro de Taboão da Serra, que vai necessitar acada vez mais de um ensino qualificado e técnico.

Nos próximos anos, se as promessas se cumprirem, Taboão da Serra vai experimentar uma revolução (ou evolução) principalmente na área educacional. Com a expectativa da chegada do Senai, Senac, Etec, Fatec e escola técnica de gastronomia, Taboão deve se tornar um pólo de formação de mão de obra qualificada e do pensamento acadêmico.

E é exatamente nesse crescimento que surge a maior polêmica desses últimos anos. Alegando um crescimento na qualidade de vida e de moradia, a prefeitura subiu o valor venal dos imóveis, aumentando por tabela o IPTU e gerando a revolta de muitos moradores.

Mas hoje é dia de festa, dia de alegria e deixando de lado todas polêmicas, é hora de dar parabéns a essa cidade que como uma mãe acolhe a todos. Parabéns Taboão da Serra pelos seus 51 anos.

 

Notícias relacionadas