Câmara de vereadores de Itapecerica da Serra ganha novas instalações
Segundo apurou a Gazeta SP, o novo prédio comprado pela Câmara, localizado próximo à região central, estará pronto para receber a instalação dos gabinetes até o meio do ano. Os vereadores aguardam o término das obras para iniciar a mudança. Até lá, mesmo com a falta de espaço, as sessões serão realizadas normalmente no atual auditório.
Foto: Thiago Neme | Jornal Gazeta SP
Nova sede da Câmara de Itapecerica da Serra, ainda em construção
Pelo projeto apresentado, o novo prédio terá espaço adequado para abrigar, além dos 12 gabinetes, salas para a secretaria legislativa, telefonia, administração e banheiros para o público, uma das principais reclamações da população que frequenta o local. O espaço apertado e de pouca mobilidade para portadores de deficiência será substituído por acessos adaptados, corredores e salas com espaço maiores.
Com um orçamento próximo de R$ 8 milhões para 2010, a Câmara deve passar por mudanças administrativas ao longo do ano. Além da mudança do prédio, não está descartada a possibilidade de realização de concurso público para preenchimento de vagas ocupadas para cargos sem designação efetiva. No lado político, a Casa também enfrentará grandes desafios. Projetos como a licitação do transporte alternativo e a redução dos salários dos secretários municipais ainda renderão muita polêmica este ano.
Outra novidade é um projeto de lei do vereador José Maria (PT), aprovado no final do ano passado, que transforma o prédio atual em patrimônio histórico do município. Pela lei, a prefeitura fica “intimada” a realizar uma reforma estrutural nas dependências da Casa e destiná-la para instalações das secretarias de Turismo e Cultura. “O prédio faz parte da história da cidade e não seria justo deixarmos parado no tempo”, defendeu Maria. O vereador disse que oficinas culturais e um Museu do turismo local podem ser instalados. A reportagem fez contato com o gabinete da presidência, porém até o fechamento desta edição não obteve resposta.