Centro de monitoramento da GCM de olho na cidade 24 horas por dia
A cidade de Taboão da Serra está entrando na era da modernidade, a GCM – Guarda Civil Municipal, controla uma Central de Monitoramento operando com um total de 26 câmeras, sendo 14 Speed Dome com 360° e zoom de 230 vezes, monitorando escolas, faculdades, comércios, área bancária, praças e avenidas.
Foto: reprodução blog GCM Taboão
Central da GCM que monitora toda a cidade
Inaugurada em maio de 2009, a Central já auxiliou a GCM em várias oportunidades como impedir ações de criminosos, vândalos e a prendê-los, a acionar socorro em casos de acidentes, e quem joga, clandestinamente, entulhos nas ruas da cidade. Com as informações da Central é possível prestar um atendimento com precisão e rapidez. O atendimento continua após a ocorrência, são gerados e armarzenados dados estatísticos, para que esses bairros recebam mais tecnologia e passem a te-la como aliada.
A Central está sob a coordenação do GCM CD João Vieira, sendo, uma Central na área centro, uma base de vídeo monitorando o bairro do Pirajuçara (estrada Kizaemon Takeuti), existem outros pontos monitorados na cidade.
As equipes também realizam um levantamento de toda a cidade, hoje é possível saber os locais com maior índice de delitos. Esses lugares são mapeados e ações são elaboradas para combatê-los. Os GCMs também são responsáveis pelos gráficos, com dados estatísticos, gravações e edição de imagens, arquivos e estatísticas de ocorrências atendidas, isso inclui crime, furto, roubo e entulho.
“Monitoramos bairro a bairro, todas as ruas e horários, nos pontos que notamos maior incidência de delitos colocamos mais viaturas para coibir a ação dos criminosos. Conseguimos saber o tipo de roubo que acontece, por exemplo, se é a pé, de carro ou moto”, diz o CD Vieira.
Visite o blog da GCM Taboão: http://gcmtaboaomonitoramento.blogspot.com