Cruzeiro 100% vence Grupo A da Copinha
Analise Esportiva por Marcos Pezão
Cruzeiro 100% vence Grupo A, da Copinha
A sexta feira, 08/01, brindou a Serra com o fechamento da 1ª fase da 41ª Copa São Paulo de Juniores. Um deleite aos amantes da bola rolando, mesmo quando a chuva a obriga flutuar, empacar, entre lama e poças d’água.
Família! Intensa e imensa família é a torcida taboanense, representada pela pequena e vibrante Raça. Não se intimidou, mesmo chovendo aos cântaros, não abandonou seu time e cantou alegria esfuziante. Participante, protestou, e jogou e sofreu junto com o CA Taboão.
Que jogão proporcionaram os protagonistas desta 3ª e última rodada. O Cruzeiro, líder do Grupo A, chegou a 9 pontos ganhos. Marcou 9 gols e sofreu dois. Goleou o São José em 5 a 0, venceu o Botafogo por 2 a 1 e, agora, o CATS pelo mesmo placar. Seu principal artilheiro é o meia Elber, com 4 tentos.
Foto: Marcos Pezão
Estava difícil de ficar em posse da gorduchinha
O tricolor da serra veio de vitória sobre o São José por 1 a 0. Estreou na derrota de 3 a 2 pro Botafogo (SP). Com 3 pg ganhos, somente uma goleada histórica de seis gols, garantiria sua classificação à posterior fase.
Ninguém em sã consciência apostava nisso, mas, quando o jogo começou, e o vermelho da camisa passou a fluir, incomodar os cruzeirenses como ninguém o tinha feito até o momento, a possibilidade de uma vitória simples expandiu e contagiou a todos.
O CATS jogou de igual com o Cruzeiro. Teve elegância e raça. Agrediu e criou situações de abrir o placar. O atacante Elivelton acendeu o canudo, dentro da área, Gabriel, o goleiro, se espichou todo pra espalmar a escanteio.
O campo pesado e a febre pela posse de bola. Disputada, rasgada. De um lance da esquerda iniciado na esquerda, o ala direito Danilo se projetou na área pequena e apesar de se chocar com o guapo Gabriel conseguiu o desvio pro fundo o gol: CATS 1 a 0.
Rapaziada tricolense querendo mais. O centro avante Wilker foi derrubado na área, pênalti claro que o árbitro Vicente Romano Neto fez vista grossa. Deu uma de mané e prejudicou o CATS, naquela altura do entusiasmo.
Desta feita, o time orientado pelo técnico Anderson Nóbrega ocupou os espaços com lucidez e vontade. Nada a ver com aquele futebol desorganizado, ansioso, apresentado anteriormente.
O Cruzeiro é forte concorrente ao título da copinha 2010. Tomou as estocadas e passou a golpear. O Cruzeiro é um time de passes e teve dificuldade em conduzir a bola, devido ao campo encharcado. Então, utilizou lançamentos longos pra explorar a velocidade de seus atacantes.
O meia esquerda Dudu jogou muito. O camisa 10 meteu o centro avante Sebá à distância de quarenta jardas. Às costas da zaga, do lado direito, ele se infiltrou e bateu de pé canhoto em direção à rede, sem chance pro goleiro Fernando: 1 a 1.
A resposta do CATS veio com o meia Marcos Bruno, chute escorregadio que o arqueiro Gabriel abafou com precisão.
Na segunda etapa o ritmo continuou frenético. Os guardas metas se mantinham apreensivos a cada ataque. O CA Taboão teve mais presença na área que o Cruzeiro, mas a finalização é o fundamento carente na equipe.
Dado a isso, a derrota de ontem. Já se aproximava o fim do tempo normal, e o Cruzeiro chega à vitória no lance alçado à área pequena. A disputa no ar, o descuido, e o zagueiro Rafael toca de cabeça e manda a bola, lenta e cruel, repousar na malha da gaiola.
Final do episódio, e o CATS deixou boa lembrança. Não venceu o duelo, mas mostrou brio e revelações como o atacante Elivelton, o meia Marcos Bruno e o ala direito Danilo. Em suma, nem a chuva tirou o brilho da despedida.
Elencos
Cruzeiro EC (MG)
Gabriel, Gil, Dêvisson, Weslley, Uchoa, Hiago, Marquinhos, Eber, Sebá, Dudu, Thiaguinho, Ruan Pereira, Rafael, Murilo, Fabrício, Elber, Alan Junior, Gabriel Araújo, Sodré, Rodrigo, Maranhão, Eder, Victor, Rhuan, Lucas.
Técnico: Alexandre Grasseli
CATS
Fernando, Danilo, Luiz Fernando, Lauro, Ricardo, Josean, Diego, Bidú, Marcos Bruno, Wilker, Elivelton, Augusto, Diogo, Luis Felipe, Renato, Geraldo, Robson, Jéferson
Técnico: Anderson Nóbrega
Arbitragem
Valdir Aparecido Monteiro, Vicente Romano Neto, Orlando Massola Jr, Dirceu Lopes Jr
Após derrota presidente do Cats faz balanço geral
por Alexandre Oliveira
Para o presidente do Clube Atlético Taboão da Serra, Eduardo Nóbrega, a ordem agora é projetar o futuro. Nóbrega lamenta a derrota, mas está satisfeito com a participação do Cats.
“Primeiramente é dar sequência na sede. Devemos ter o Cruzeiro disputando aqui no estádio mais uma fase da competição. Parabenizar a torcida e a equipe que fez aquilo que havíamos combinado. Hoje a equipe mostrou garra e determinação e o Cruzeiro sentiu que o Taboão não era uma equipe tão fácil de vencer”, explica o presidente.
Eduardo pondera a saída precoce do time da Copa São Paulo na primeira fase da competição e já vislumbra o aproveitamento de alguns jogadores para o time profissional, na disputa da 3º divisão do campeonato paulista deste ano.
“O jogo foi bonito, a festa excelente. Agora é aproveitar aqueles garotos que tem condições de seguir e começar a estruturar o time profissional. Temos que estar de pé no chão, nossa realidade, nossa estrutura é muito complicada, é pequena e ainda depende muito do apoio do poder público”, diz.
Imagens do Jogo
Fotos: Marcos Pezão
Elivelton arriscou e levou perigo
O gol do CATS marcado pelo ala direito Danilo
Comemoram os jogadores do CATS: 1 a 0
Marcos Bruno mandou o foguete
Bola na rede, é o Cruzeiro chegando ao empate
A chuva castigou o gramado
Estava difícil de ficar em posse da gorduchinha
A torcida não arredou o pé e esteve ao lado do CA Taboão
Teve hora que ficou difícil jogar bola
A disputa aconteceu no meio da poça d’água
Bobeada originou o gol da vitória do Cruzeiro