Projeto aprovado pela Câmara regulamenta cobrança da coleta de esgoto
Segundo o vereador Aprígio, a tarifa referente ao serviço de coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário de todas as residências de Taboão da Serra só poderá ser cobrada após a comprovação de sua prestação.
Foto: Eduardo Toledo
Vereador Aprígio, autor do projeto que foi aprovado pela Câmara Municipal
De acordo com o vereador, hoje a Sabesp cobra a coleta de esgoto baseada no consumo de água. Mas, segundo ele, nem toda a água usada vai para a rede coletora de esgoto. “Apresentei esse projeto baseado na Constituição Federal, eu no seu Artigo 30 estabelece a competência aos municípios legislarem sobre assunto de interesse local”.
O vereador ainda disse que a Sabesp não trata e nem destina adequadamente o esgoto sanitário coletado. “Hoje o esgoto é despejados de forma criminosa nos córregos da nossa cidade, ele não passa por nenhum tratamento, como manda a lei. A Sabesp vem cobrando indevidamente por um serviço que não executa”, afirmou.
A moradora Gleyce Martins, do Pq. Pinheiros, parabenizou a iniciativa do vereador Aprígio. “Eu sempre questionei esse cálculo de cobrança.
Muitas vezes a água que usamos não vai pra rede coletora, quando colocamos uma roupa molhada no varal, a água evapora e mesmo assim eles cobram por um serviço que não prestaram”, afirma.