EM ALTA
Home

Moradores protestam contra o aumento do IPTU

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/12/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A polêmica envolvendo o aumento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ganhou mais um capítulo nesta terça-feira, dia 15. Cerca de 100 moradores protestaram no plenário com faixas e adesivos onde se lia “Não ao aumento abusivo do IPTU”.
 IPTU vai sofrer aumento em 2010
 Prefeitura planeja recadastramento de imóveis através de imagens aéreas
 Ouça entrevista com o prefeito Evilásio sobre o aumento do IPTU

No fim de semana, diversas faixas foram espalhadas pela cidade convocando os moradores a irem até a sessão da Câmara Municipal protestar contra o aumento. Apesar da iniciativa, o projeto que aumentou a Planta Genérica de Valores já foi aprovado há 15 dias e está nas mãos do prefeito Evilásio Farias.

Foto: Rose Santana

Moradores protestam contra o aumento "abusivo" do IPTU

De acordo com o comerciante Edson Emaq, um dos organizadores do protesto, as pessoas andam indignadas com o aumento. "Não estamos nos recusando a pagar, vamos apresentar uma proposta para que esse valor seja dividido, de uma só vez é muita coisa. Isso é um absurdo. Vamos fazer um abaixo assinado, montar uma comissação para irmos até a Prefeitura".

Outro morador antigo da cidade, Pedrinho da Banca, também bateu na mesma tecla, dizendo que o aumento deverá ser grande e que a proposta é que ele aumente um pouco a cada ano. “De uma vez só é impossível. O povo não está conseguindo pagar o IPTU de 2009, quem dirá o de 2010 que em alguns casos aumentou em até 300%. Vamos organizar uma comissão e iremos até a Prefeitura, vamos fazer qualquer negócio, se preciso vamos tentar entrar com uma liminar. Os vereadores não foram legais conosco", disse.
A comissão que organizou o protesto nega, mas informações levantadas pelo Portal O Taboanense dão conta que o movimento irá fazer um protesto em frente a Prefeitura.
Entenda o aumento
Desde 2003 a Planta Genérica de Valores (PGV) não era atualizada. A Prefeitura apresentou um projeto que atualiza os valores venais das construções. A base do IPTU é calculada a partir do PGV. O prefeito Evilásio disse que, em média, o tamanho do aumento será entre 40 e 60%.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, o prefeito Evilásio Farias disse que a prefeitura deve arrecadar R$ 12 milhões com o IPTU neste ano. Porém, no orçamento aprovado pela Câmara Municipal, a receita proveniente do imposto é estimada em R$ 26 milhões.
O prefeito Evilásio Farias também disse que em alguns casos o aumento vai ser maior. “Tem casos que vai ser 2.000% e eu te dou um exemplo: o Extra, que pagava por uma área pequena e que não é pequena”.
Durante a entrevista, Evilásio rechaçou que o aumento do IPTU seja feito de forma escalonada, um pouco a cada ano. “Ao longo desses anos todinhos o contribuinte já está sendo beneficiado, porque não atualizamos anualmente com faz São Carlos, por exemplo. O que vamos aplicar agora é um preço inferior ao valor real do imóvel dele”.

Notícias relacionadas