• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou na última semana o ranking ambiental dos municípios paulistas. Dos 563 municípios que participaram da classificação, Taboão da Serra decepcionou, ficando apenas na 541ª posição. Na região, nenhuma cidade recebeu o certificado Verde Azul.
Os municípios tiveram o seu desempenho avaliado em dez diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O evento teve a presença de 270 prefeitos de todo o Estado. (
Clique aqui para ver o ranking completo)
Foto: Eduardo Toledo

Kizaemon Takeuti, uma das principais vias da cidade quase não tem árvores
Na região, a cidade de Itapecerica da Serra não participou da avaliação. Os outros municípios, assim como Taboão, ocuparam péssimas posições. Embu-Guaçu ficou na 436ª posição, Juquitiba em 448ª e Embu das Artes ocupa a 510ª. A cidade melhor avaliada foi São Lourenço da Serra, que foi classificada como a 176ª posição.
Os municípios do Estado de São Paulo que aceitaram o desafio e foram avaliados pela equipe do Projeto, obtendo uma nota, que varia de zero a 100. As localidades que obtiveram nota acima de 80 receberão o certificado de Município Verde Azul. Veja o ranking da região no final desta página.
"A questão ambiental vem avançando muito aceleradamente graças ao trabalho que fizemos desde o início do Governo, com a criação do programa Município Verde, que depois virou Município Verde Azul", disse o governador José Serra durante o evento onde o certificado foi entregue.
O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, falou sobre a avaliação das cidades durante o evento e sobre o aumento de 254% no número de certificações. Graziano também confirmou as prioridades da secretaria para o 2010. Segundo ele, os investimentos estarão focados em educação ambiental, coleta seletiva de lixo e arborização urbana.
Foto: Eduardo Toledo

Jovina de Carvalho Dáu: bom exemplo para toda a cidade
Lançado em junho de 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.
Campeãs
Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, manteve-se na liderança pelo segundo ano consecutivo somando 94,4 pontos, seguido por Novo Horizonte e Guaraçaí na segunda e terceira colocações, respectivamente. A capital paulista obteve nota 86, porém, por causa de seu passivo ambiental de áreas contaminadas, não obteve o certificado Verde Azul.
Além do aumento do número de cidades certificadas, o projeto Município Verde Azul conseguiu avanços importantes como a redução dos lixões no Estado, que passaram de 143, em 2007, para oito este ano. Outro ponto positivo foi o georreferenciamento de nascentes, levantado ao longo do ano. Ao todo, foram mapeadas 86 mil nascentes nos últimos 12 meses.
Outro destaque foi a Educação Ambiental. Por intermédio do Projeto Município Verde Azul, as crianças das escolas municipais do interior do Estado estão utilizando o livro "Criança Ecológica – Sou dessa turma" em sala de aula. A publicação, complementar ao Projeto Ambiental Estratégico Criança Ecológica, da SMA, trata de maneira didática as agendas ambientais da água, da flora, da fauna, da poluição e do aquecimento global.
Além disso, é também com a mediação da equipe do Município Verde Azul que as prefeituras agendam as visitas de suas escolas aos espaços interativos do projeto de educação ambiental da SMA, locados nos parques estaduais na capital, no interior e no litoral. Atualmente, 103 mil crianças paulistas, de 858 escolas municipais e estaduais, já possuem o livro e 4.462 professores receberam materiais de orientação para trabalhar os temas da publicação em sala de aula.
Para somar forças às ações ambientais dos municípios, o legislativo local também foi envolvido no projeto. Em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, a equipe do Município Verde Azul realizou o seminário "A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias". Em seis encontros, mil vereadores e 175 prefeitos receberam uma cartilha com 50 sugestões de projetos de leis ambientais em prol do meio ambiente.
Ranking das cidades da região
