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Licitação dos perueiros acontece nesta sexta-feira

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Redação

26/11/2009 00:00
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Bruno Anderson, da Gazeta SP

A Prefeitura de Taboão da Serra dará início nesta sexta-feira, dia 27, às 10h, ao processo licitatório que vai determinar a empresa responsável pela exploração do transporte público alternativo na cidade. Após três meses de longos debates e manifestações da categoria pedindo alterações no edital, o governo manteve a sua posição e vai licitar as linhas 1, 3, 7, 8, 10 11 e 12. A entrega de envelopes será na sede da prefeitura, no Parque Assumpção. A empresa vencedora vai explorar o transporte pelos próximos 10 anos.

A “briga” entre prefeitura e categoria se arrasta por mais de quatro anos. Desde que resolveu normatizar o transporte alternativo o governo entrou em rota de colisão com os perueiros e decidiu que só vai operar o sistema quem estiver com a situação legalizada. Até setembro, as cooperativas Coopertab e Coopergente atuavam há 10 anos na exploração do transporte alternativo. Com a decisão de licitar as linhas e limitar a participação no processo apenas para as empresas com inscrição pessoa jurídica, as entidades deixaram de atuar, dando início a um imbróglio envolvendo o governo e a categoria.

Foto: Thiago Neme

Transporte complementar passa por licitação decisiva nesta sexta-feira

De acordo com o secretário de Transportes de Taboão, Claudinei Pinheiro, a prefeitura decidiu pela licitação “para normatizar a atividade no município e fazer com que a população tenha um transporte de qualidade com acesso aos cadeirantes, bilhetagem eletrônica e integração”. Outro argumento utilizado pelo governo é que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está pressionando o município a regularizar o transporte que estava trabalhando na irregularidade.

Desde o dia que as peruas foram proibidas de atuarem nas linhas licitadas, o transporte no município teve sua qualidade comprometida e apresentou dificuldades para atender a demanda de passageiros. Com menos peruas rodando, a Viação Pirajuçara/Fervirma, que explora o transporte regular, foi obrigada a aumentar o número de ônibus e microônibus. As empresas chegaram a atuar com 40% a mais da frota destinada ao município. As linhas 2, 4, 5, 6 e 9, consideradas as mais lucrativas, continuam sendo operadas pelas duas empresas.

Segundo apurou a Gazeta SP, os perueiros ligados às cooperativas já trabalham com a possibilidade de associação às empresas de grande porte para tentarem sair vencedores da licitação. Há cerca de 20 dias a categoria tentou, sem sucesso, a assinatura de um contrato emergencial com a prefeitura para voltar a operar as linhas licitadas. A decisão foi rechaçada pelo governo. O transporte alternativo de Taboão é responsável pelo atendimento de 65 mil pessoas por dia. A passagem tem custo de R$ 2,30 e o número de linhas chega a 12, divididas em 20,5 km.

 

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