Home
›
Policiais Militares de Taboão da Serra são condecorados com medalhas
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Uma cerimônia na Faculdade Anhanguera, no centro de Taboão, marcou a condecoração de 36 policiais militares da 4ª Companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar. Os PMs foram agraciados com Láurea de Mérito Pessoal, pelo reconhecimento de serviços prestados a comunidade Taboanense. Ao todo, 24 policiais receberam a medalha de 5º Grau, 10 com a de 4º Grau e dois com a medalha de 3º Grau.
Estiveram presentes na solenidade a presidente do Conseg, Cida Borghi, o Capitão da PM Waldir de Souza Will, comandante da 4ª Companhia do 36º Batalhão de Policia Militar, o 2º Sgt PM Eduardo Tragino da Silva, o 2º Sgt PM Marcelo Oliveira de Jesus e o 3º Sgt PM Francisco Pereira Lima, que compuseram a mesa de trabalho na solenidade.
Foto: Divulgação
Capitão Will condecora o Sargento Johni, durante cerimônia
O Capitão Will falou da importância da entrega da Láurea de Mérito Pessoal, a qual tem como objetivo principal homenagear e reconhecer o serviço dos Policiais Militares, por seus méritos pessoais, que promove maior integração entre o Comando e a Tropa em todos os níveis e eleva a moral dos integrantes da Polícia Militar, reforçando o espírito de corpo e a confiança mútua.
Will explicou também que a outorga da Láurea do Mérito Pessoal não é simplesmente a entrega de uma medalha. “É o reconhecimento do Comando em razão de predicados do profissional, traduzidos em apresentação e porte policial militar, senso de responsabilidade, assiduidade, trabalho em equipe, demonstração de capacidade, decisão, controle, disciplina, espírito de iniciativa, estabilidade emocional, lealdade, tenacidade, entusiasmo ao trabalho e resistência às tentações e desvios sociais”, disse.
O 3º Sgt PM Johni Guimarães explicou que as Láureas de Mérito Pessoal antes chamadas antes de PMZITO e foram criadas em 1974, e hoje são compostas por cinco graus: 5º Grau – em metal bronzeado e couro preto; 4º Grau – em metal cromado e couro preto; 3º Grau – em metal prateado e couro vermelho; 2º Grau – em metal dourado e couro vermelho e 1º Grau – em metal esmaltado e couro branco, sendo o esmalte nas cores da bandeira do Estado.
Todas as medalhas possuem o Escudo do Brasão de Armas da Polícia Militar, sobreposto ao mapa estilizado do Estado de São Paulo, igualmente concêntrico e em relevo. As honrarias são concedidas inicialmente em 5º Grau, pelo Comandante de Companhia, depois a de 4º Grau concedida pelo Comandante de Batalhão e assim sucessivamente, seguindo o Grau de hierarquia da PM.
Estiveram presentes também os familiares dos Policiais Militares que os apadrinharam e entregaram as medalhas ao peito dos Policiais.