EM ALTA
Home

Blecaute atinge toda a região e deixa moradores assustados

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Taboão da Serra, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu, todas as cidades da região do Consiud, foram afetadas pelo blecaute que atingiu praticamente todo o Estado de São Paulo e mais 18 Estados. A queda de energia começou por volta das 22h15 e deixou boa parte dos moradores assustada e preocupada.

 Veja galeria de imagens do Blecaute em Taboão da Serra

 
No centro de Taboão da Serra, o caos imperava. Diversas ruas estavam fechadas, os cruzamentos da Régis Bittencourt foram bloqueados pela Secretaria de Trânsito que operou com três equipes nos pontos onde os riscos de acidentes eram mais graves. Na praça Nicola Vivilechio, os motoristas eram orientados a cruzarem a estrada apenas na altura rua Getúlio Vargas, onde uma outra equipe estava orientando os motoristas.

Foto: Eduardo Toledo

Marronzinhos orientam o trânsito na região central de Taboão da Serra

 
Por precaução, a rua Jovina de Carvalho Dáu, onde está a delegacia,ficou fechada por carros da GCM e da Polícia Civil. Tanto a Guarda Municipal como a Polícia Militar aumentaram as rondas pela cidade para evitar qualquer tipo de problema devido a falta de luz.
 
Até o fechamento desta atualização, não havia nenhum caso grave registrado em Taboão da Serra. Dois acidentes leves, envolvendo carros de passeio, não deixaram vítimas no Pq. Pinheiros e no Pq. Laguna. A reportagem tentou entrar em contato com a Delegacia e com o PS da Antena, mas não obteve sucesso.
 
As ruas e prédio do centro, onde nossa reportagem passou a maior parte do tempo, só não estavam totalmente escuras porque alguns comércios e indústrias possuem gerador de energia. A padaria La Ville, a faculdade Anhanguera, a Niasi e a Sambaíba ainda conseguiam iluminar pequenos trechos.
 
Motoristas que circulavam pela Régis Bittencourt diminuíram a velocidade. “Estou vindo de São Paulo, está um caos, muito perigoso de circular com tudo escuro. Nenhum farol [semáforo] está funcionando”, disse José Carlos Paixão, morador do Embu que resolveu esperar na La Ville a energia voltar.
 
Em alguns prédios, moradores ficaram presos nos elevadores, mas foram resgatados pelos próprios porteiros. “Duas Mulheres estavam no elevador quando a luz acabaou, mas conseguimos abrir a porta em menos de cinco minutos”, disse Adriano, vigia do Condomínio Vida Nova, na Régis Bittecourt.
 
O fornecimento de energia elétrica só voltou ao normal em Taboão da Serra às 3h36. As primeiras informações dão conta que uma pane na usina de Itaipu tenha causado o problema em toda região Sudeste do país. O Governo Federal deve se pronunciar oficialmente nesta quarta-feira.
 
Ontem faltou água, hoje faltou luz
 
Os versos da música “Eu era um Lobisomem Juvenil”, da banda Legião Urbana (com pequenas mudanças), nunca soaram tão presentes na vida do taboanense. Na terça-feira, Taboão da Serra sofreu com a falta de água, devido a um problema no booster (espécie de bomba) que fica no Jd. Arpoador.
 
Segundo a Sabesp, a normalização no abastecimento deveria acontecer na madrugada desta quarta-feira, dia 11. Acontece que com o apagão o reservatório de Taboão da Serra não conseguiu atingir sua capacidade ideal e o problema pode persistir durante todo o dia.
 
A empresa pede que os moradores economizem água. Para mais informações, o telefone 195 está a disposição para dúvidas. Os bairros mais altos como São Judas, Vila Indiana, Jd. Record, Ouro Preto e Pazine, podem sofrer mais com a falta de água.

Notícias relacionadas