• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Aos poucos Taboão da Serra vai ganhar uma nova cara, a cidade vai ficar mais arborizada. Pelomenos esse é o pensamento e desejo do morador André Vergely Fraga, um ambientalista por opção. Por iniciativa própria, ele comprou seis mudas de árvores e reuniu alguns amigos para juntos, em um ato simbólico, darem uma pequena contribuição rumo à recuperação do meio ambiente.
A ação foi realizada no último dia 24 e foram plantadas seis mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Parque Laguna. Essa pequena contribuição de um cidadão taboanense em favor da preservação ambiental tem um valor simbólico muito importante, mostra o desejo de boa parte dos moradores que querem a preservação das poucas áreas verdes da cidade.
Foto: Eduardo Toledo

André Vergely (ao fundo, de óculos) ao lado das crianças que vão herdar a mata ainda intocada
“Todas as mudas são de árvores da Mata Atlântica, na medida do possível vamos chamar a atenção de todos para as questões ambientais. Quem sabe teremos mais pessoas doando sementes e plantando. Se cada um fizer um pouquinho, no futuro teremos um mundo melhor”, diz André.
Nessa verdadeira jornada, André conta com a ajuda de diversos amigos e defensores do meio ambiente. O casal Cláudio e Bia, do Pq. Laguna, estão entre os que “brigam” para manter a mata intacta. “Aqui é um lugar abençoado, queremos preservar essas árvores para gerações futuras, esse é um dos maiores patrimônios de Taboão”, disse Cláudio que com a ajuda de crianças do bairro plantou as mudas.
Há um mês e meio, o morador participa do Comitê do Meio Ambiente, e que têm entre outros objetivos o de mobilizar a população em prol da criação de um Parque Ecológico na cidade, aberto à visitação.
“Já existe uma luta pela criação do parque Ecológico, vamos chamar a atenção dos taboanenses para que abracem essa causa. Será uma forma de ficarmos bem próximos da natureza. Essa foi a contribuição de Taboão no Movimento Mundial para a Preservação do Meio Ambiente ”, comenta Fraga.
As árvores que foram plantadas no Parque Laguna são: aroeira, caviúna, jaqueira, jenipapeiro e jacarandá mimoso.
Foto: Eduardo Toledo

O ambientalista André Vergely acredita na conscientização para a defesa do meio ambiente
Já existe uma parceria entre a Prefeitura e a construtora Camargo Corrêa – Empreendimento Habitacional Ecos Natureza Clube de plantar em diferentes bairros cerca de 5 mil mudas de árvores nativas. A Cooperativa Habitacional Vida Nova também participa do projeto e está plantando cerca de 1.500 mudas em toda a cidade.
O projeto de compensação ambiental é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, e até agora mil mudas já foram plantadas em vários pontos da cidade definidos pelo departamento de Meio Ambiente.