Taboão da Serra lança programa Mulheres da Paz
“Mais uma vez o Cemur está sendo palco de um evento que vai marcar a história da cidade. Temos que comemorar, porque somos um dos primeiros municípios a implantar o Mulheres da Paz, que é um programa que mostra na prática que o combate a violência se faz com investimento social”, ressaltou o prefeito Evilásio Farias durante seu discurso.
Foto: Eduardo Toledo
Autoridades no lançamento do programa Mulheres da Paz
O programa está sendo implantado em diversos municípios do Brasil. E no Estado de São Paulo, somente cinco cidades foram contempladas com o programa e Taboão da Serra é a mais adiantada no processo de implantação. O representante do Comitê de Articulação local do Pronasci/SP, Pedro Aguerre, disse que a cidade está no caminho certo para desenvolver uma segurança cidadã. “Vemos que muitos municípios tem dificuldade de colocar seu projeto na rua, mas aqui em Taboão está sendo bem diferente. A cidade já tem o Protejo e agora o Mulheres da Paz, o que demonstra que essa administração tem compromisso e competência”.
A escolha das mulheres foi realizada através de um processo seletivo que contou com entrevista e dinâmica de grupo. Os principais critérios adotados é que as mulheres tivessem envolvimento com a comunidade, fossem alfabetizadas e de baixa renda. Elas receberão um auxílio mensal no valor de R$ 190. Atuarão em duplas realizando visitas domiciliares no entorno da sua comunidade, identificando jovens com perfil para serem encaminhados para projetos sociais e orientando as famílias sobre a rede de atendimento da prefeitura.
“Essas mulheres serão mais 300 soldados que teremos nas ruas, soldados do bem, que estarão nas ruas e nas casas em contato direto com as famílias. Elas irão identificar problemas e encaminhar para os programas sociais e assim realizar uma segurança preventiva”, disse o secretário de Assuntos de segurança, Salvador Grisafi. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva explicou que “essas mulheres foram escolhidas a dedo e sei que todas são capazes, determinadas e vão dar o melhor de si para fazer de Taboão da Serra uma cidade ainda melhor”.
No final do evento, Raimunda Benício da Trindade, mulher da paz, emocionou o público e autoridades ao ler um texto que exemplifica o objetivo do programa. “Todas mulheres especiais, todas mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar muito melhor para se viver”.