EM ALTA
Home

Taboão da Serra lança programa Mulheres da Paz

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

06/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A noite da última quarta-feira, 4, ficará marcada para um grupo de 300 mulheres de Taboão da Serra que a partir de agora passam a responder pelo nome de Mulheres da Paz. A Prefeitura realizou no Cemur o lançamento do projeto que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. O objetivo é capacitar mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania para identificar jovens de 15 a 24 anos em situação de risco social ou em conflito com a lei para integrá-los em programas sociais de promoção da cidadania.

“Mais uma vez o Cemur está sendo palco de um evento que vai marcar a história da cidade. Temos que comemorar, porque somos um dos primeiros municípios a implantar o Mulheres da Paz, que é um programa que mostra na prática que o combate a violência se faz com investimento social”, ressaltou o prefeito Evilásio Farias durante seu discurso.

Foto: Eduardo Toledo

Autoridades no lançamento do programa Mulheres da Paz

O programa está sendo implantado em diversos municípios do Brasil. E no Estado de São Paulo, somente cinco cidades foram contempladas com o programa e Taboão da Serra é a mais adiantada no processo de implantação. O representante do Comitê de Articulação local do Pronasci/SP, Pedro Aguerre, disse que a cidade está no caminho certo para desenvolver uma segurança cidadã. “Vemos que muitos municípios tem dificuldade de colocar seu projeto na rua, mas aqui em Taboão está sendo bem diferente. A cidade já tem o Protejo e agora o Mulheres da Paz, o que demonstra que essa administração tem compromisso e competência”.

A escolha das mulheres foi realizada através de um processo seletivo que contou com entrevista e dinâmica de grupo. Os principais critérios adotados é que as mulheres tivessem envolvimento com a comunidade, fossem alfabetizadas e de baixa renda. Elas receberão um auxílio mensal no valor de R$ 190. Atuarão em duplas realizando visitas domiciliares no entorno da sua comunidade, identificando jovens com perfil para serem encaminhados para projetos sociais e orientando as famílias sobre a rede de atendimento da prefeitura.

“Essas mulheres serão mais 300 soldados que teremos nas ruas, soldados do bem, que estarão nas ruas e nas casas em contato direto com as famílias. Elas irão identificar problemas e encaminhar para os programas sociais e assim realizar uma segurança preventiva”, disse o secretário de Assuntos de segurança, Salvador Grisafi. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva explicou que “essas mulheres foram escolhidas a dedo e sei que todas são capazes, determinadas e vão dar o melhor de si para fazer de Taboão da Serra uma cidade ainda melhor”.

No final do evento, Raimunda Benício da Trindade, mulher da paz, emocionou o público e autoridades ao ler um texto que exemplifica o objetivo do programa. “Todas mulheres especiais, todas mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar muito melhor para se viver”. 

Notícias relacionadas