EM ALTA
Home

Procon de Taboão da Serra registra aumento de mais de 300% nas reclamações

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Taboão da Serra têm um posto de Procon para os consumidores taboanenses reclamarem seus direitos quando se sentirem lesados. Segundo a advogada Marta Fraga Bueno, secretária de assuntos jurídicos, em 2005, quando foi inaugurado o posto do Procon na cidade, foram registrados 1.200 atendimento no ano. Agora, em 2009, até o mês de setembro, já havia sido registrados  3.700 reclamações, um aumento de mais de 300%. 
“Quanto mais as pessoas conhecem os seus direitos, mais elas insistem para que as coisas se resolvam”, diz . Qualquer assunto relacionado a defesa do consumidor pode ser tratado no Procon, o atendimento deve ser feito pessoalmente e é somente para os moradores de Taboão da Serra.

Foto: Eduardo Toledo

Procon funciona atualmente na praça Miguel Ortega, no prédio em frente da Prefeitura

“Antes de procurar qualquer órgão de defesa, orientamos o consumidor a tentar um acordo com o fornecedor, caso não seja possível, aí sim, vá ao Procon” orienta Renata Senhora Furlan, diretora do Procon Taboão.Lá eles também tentarão um entendimento amigável entre as partes envolvidas, pois não é possível força-los a aceitar um acordo.

Se não for resolvido, a Fundação Procon envia uma CIP – Carta de Investigação Preliminar, e o fornecedor terá 10 dias para responder, caso não haja nenhuma manifestação esse prazo é estendido, e poderá levar até 120 dias para ser concluído.

Se nesse prazo ainda não houver uma resposta, é feito um parecer de decisão e é encaminhado ao Fórum, lá será atendido pelo Juizado Especial de Pequenas Causas, não é preciso ter um advogado.“É preciso ir atrás dos seus direitos, só assim vamos diminuir a quantidade de reclamações. A lei precisa ser respeitada”, relata a advogada Marta Fraga.

Números

O perfil de quem procura seus direitos em Taboão da Serra varia bastante, mas quem mais reclama são consumidores com faixa etária entre 31 a 40 anos; maioria mulheres, 50% dessas pessoas são casadas e 46% com o ensino médio completo.

As maiores reclamações são contra empresas de Plano de saúde; serviços essenciais (água, luz e telefonia fixa e móvel); educação (mensalidades) e bancos (cobranças abusivas de taxas entre outros serviços).

Para registrar uma reclamação no Procon é necessário levar o RG e CPF; faturas, nota fiscal, contrato (qualquer documento que sirva como prova do que está sendo reclamado).

Não esquecer, é necessário ser morador de Taboão da Serra. Os demais consumidores podem procurar um Posto do Procon de sua cidade ou no município de São Paulo.

Anote aí

Procon Taboão da Serra: Praça Miguel Ortega, 280, térreo – Parque Assunção.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, não fecha para almoço.
Telefone: 4786-2986 e 4788-5417

Notícias relacionadas