Projeto do vereador Aprígio prevê o reaproveitamento de água
“O projeto pertence basicamente à comunidade que irá lucrar com os benefícios do reuso da água. Os recursos naturais estão sendo utilizados de forma descontrolada e o poder público tem por obrigação incentivar iniciativas que preservem esse patrimônio”, afirmou o vereador Aprígio.
Foto: Eduardo Toledo
Vereador Aprígio explica para a imprensa como funcionará o seu projeto
Segundo o vereador, o desejo é que ocorra uma mudança ampla da mentalidade empresarial com relação ao uso e reutilização da água, além da implantação, nas empresas que tiverem perfil para isso, de sistemas que irão gerar a economia de água.
O vereador Aprígio espera que dentro de cinco anos muitas mudanças sejam concretizadas. A expectativa é que pelo meno 75% do empresariado tenham conhecimento do projeto, além da implantação em todas as novas construções e pelo menos 50% nas já existentes.
O projeto não apenas incentiva, mas também obriga qualquer construção com área superior a 10 mil metros quadrados a instalarem sistemas de reuso. “Empresas especializadas afirmam que com a reutilização da água a indústria pode reduzir em até 70% e os condomínios residenciais e comerciais podem economizar até 25% com reuso do insumo”, afirma Aprígio.
Como forma de incentivar as empresas a instalarem o sistema, Aprígio prevê a concessão de incentivos fiscais para que as empresas que implantarem o projeto. Além disso, Aprígio acredita que com o desenvolvimento de uma campanha de conscientização ajudará na preservação do meio ambiente e no uso racional da água.
“A água doce é um recurso finito e vulnerável. Cerca de 97,5% desta riqueza natural do planeta é salgada e se encontra nos oceanos. Os 2,5% restantes concentram toda a água doce do globo, sendo que, deles, 2% estão nas geleiras, e apenas 0,5% está disponível nos rios e lagos”, lembra.