EM ALTA
Home

Parlamentares da região discutem criação de associação de vereadores

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/10/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Vereadores de cinco cidades da região participaram de um encontro na Câmara Municipal de Taboão da Serra nesta quarta-feira, dia 14, para discutir a criação de uma associação regional. Ao todo, 17 parlamentares estiveram presentes na reunião onde foi decidido que a entidade deve entrar em funcionamento legal até 2010.

A intenção dos vereadores é fortalecer as Câmaras Municipais, assim como foi feito com o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), onde os prefeitos se reúnem em busca de soluções para problemas regionais. Com a associação, os vereadores ganhariam mais força para reivindicar verbas dos governos Estadual e Federal.

Foto: Eduardo Toledo

Vereadores de cinco cidades reunidos na foto oficial do encontro em Taboão da Serra

No dia 28, uma nova reunião, também em Taboão da Serra, irá debater o estatuto e o regimento interno da associação. “Não queremos que essa associação funcione apenas no papel, pelo contrário, queremos uma entidade ativa. Tenho certeza que essa associação irá dar uma unidade maior para a nossa região”, disse Paulo Félix.

Esse foi o sétimo encontro entre os vereadores e um dos que mais reuniu participantes. Nas seis cidades da região (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra) o número de parlamentares chega a 66 representantes, ou seja, a participação na reunião foi de 27% de vereadores da região.

Para o vereador Cido, essa reunião foi muito produtiva e os avanços para a criação da associação foram enormes. “Hoje caminhamos alguns passos e tenho certeza que no dia 28 teremos como dar continuidade na criação da entidade. Vamos fortalecer não só as Câmaras Municipais da região, mas também  termos mais representatividade na hora de exigir que as reivindicações da população sejam executadas”.

Segundo o vereador Natal, essa nova entidade irá fortalecer não só as Câmaras Municipais, mas também a região. “Teremos mais poder de reivindicação, estaremos representando quase um milhão de moradores. Isso ajuda muito na hora de solicitar uma emenda ou até mesmo investimentos e recursos para a nossa região”, garante o parlamentar.

Além dos vereadores, representantes da União Brasileira de Vereadores (UVB) e da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) também estavam presentes e falaram de outras associações do mesmo gênero que já estão em funcionamento. “Existem várias associações que existem em outras regiões e que já fazem sucesso. Essa iniciativa é o fortalecimento da democracia, do Poder Legislativo”, afirmou Paulo Marcondes, superintendente da Uvesp.

Para o vereador de Itapecerica da Serra, Professor José Maria, essa associação irá ajudar no desenvolvimento da região. “O problema da minha cidade é idêntico ao que acontece em outras cidades. Juntos podemos encontrar soluções. O parlamento precisa se valorizar”, disse Zé Maria (PT), vereador de Itapecerica da Serra.

A reunião do próximo dia 28 é aguardada com ansiedade pelos vereadores. Nela será votado a criação do nome da entidade, a escolha de uma comissão para discutir o estatuto, do regimento interno, além da forma com que será feita a eleição da diretoria da entidade.

Participaram da reunião os vereadores Wagner Eckstein, Natal, Cido, Paulo Félix e Carlos Andrade, de Taboão da Serra. De Itapecerica compareceram Chuvisco, João Miranda, Jonas Feijó, Paulinho PM, José Hélio, Tonho Paraíba e Zé Maria. Do Embu, Professor Silvino e João Leite e de Juquitiba José Nunes Bernardo e Francisco Marar. Os vereadores Fernando Seme Amed e Roberto Izidoro, de São Lourenço, completaram a reunião.

Notícias relacionadas