EM ALTA
Home

São Lourenço sai na frente e leva Etec

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/10/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Bruno Anderson/Gazeta SP

O governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, vai inaugurar, no próximo dia 17, uma unidade da Escola Técnica Estadual (Etec). Com cursos nas áreas de logística e administração, a escola será instalada onde funciona o colégio municipal Maria Nerea Rampim, na região central. A Etec São Lourenço atenderá a população jovem da cidade e terá a supervisão de ensino do Instituto Paula Souza.  
 
De acordo com governo, a Etec São Lourenço funcionará num sistema de escola descentralizada, onde a metodologia do ensino é levada aos locais que não tem uma unidade da Etec. Enquanto as primas ricas Taboão da Serra, Itapecerica e Embu brigam nos bastidores para saber quem será a responsável por receber uma unidade fixa da Etec, São Lourenço saiu na frente e, ao lado de Osasco e Carapicuíba, se tornará o segundo pólo gerador de ensino técnico da região.

Foto: Gazeta SP

Região central de São Lourenço da Serra

 
Segundo apurou a Gazeta SP, a expansão da unidade descentralizada da Etec na região metropolitana é para cumprir uma meta do estado de ampliação no número de atendimentos. As atividades no colégio, segundo a prefeitura, permanecem as mesmas. Pela manhã serão atendidos os alunos do ensino fundamental e a noite os cursos técnicos. São Lourenço tem, de acordo com o IBGE, cerca de 17 mil habitantes, sendo uma população jovem fortemente ativa.
 
A falta de escolas com perfil da Etec na região tem dificultado o acesso dos jovens ao ensino técnico. A prefeitura mapeou a demanda no município e encaminhou projeto para a secretaria estadual, garantindo a primeira escola técnica da região sudoeste. A parceria prevê a administração do Paula Souza e a toda estruturação ao governo municipal. De acordo com o prefeito Lener Ribeiro (DEM), a escola foi reformada e reestruturada pela prefeitura.
 
Além da Etec, São Lourenço conta com duas unidades do Centro de Inclusão Digital (CID), que levam à população acesso à internet banda larga e gratuita. Os jovens que freqüentam o CID podem enviar currículos e ainda ter acesso a programas como Telecentro Comunitário, do governo federal, e Acessa São Paulo. O segundo núcleo, que funciona no bairro Barrinha, será entregue no dia 17.

Notícias relacionadas