Escoteiros perdidos em Embu-Guaçu são resgatados pelos bombeiros
O Corpo de Bombeiros iniciou na segunda, dia 21, o processo de retirada do grupo de escoteiros que estava perdido no Parque Curucutu, entre Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, e Itanhaém, na Baixada Santista. Os jovens fazem parte da Tropa Sênior (escoteiros entre 15 e 17 anos) do Grupo Escoteiro Bororós, localizado na Granja Julieta, em São Paulo. Ao todo são 12 pessoas no local: 10 adolescentes (meninos) e dois chefes escotistas (adultos).
A descida foi iniciada no final da tarde de terça, com auxílio de dois bombeiros. A previsão de chegada anunciada pela corporação foi o início da madrugada desta quarta-feira, dia 23.
Foto: Ademir Orfei | Gazeta SP
Familiares são informados da decisão de saída a pé do grupo de escoteiros
Devido ao mau tempo, chuvoso e com forte neblina, a retirada do grupo não pode ser feita com auxílio de helicóptero. O plano inicial consistia em os bombeiros e o grupo abrirem uma clareira, com desmatamento, para possibilitar a chegada próxima do águia. "Houve uma série de tentativas", relatou o capitão Daniel Tenório dos Santos.
Conforme informou Tenório, a decisão da retirada a pé se deu porque os jovens tem condição de andar. "Eles estão em ótimas condições de saúde", pontuou o capitão. Alimentos foram levados para o grupo.
Para o êxito da saída do grupo do local, eles seriam conduzidos do local em que estavam até a trilha. "É uma trilha demarcada, conhecida. É uma trilha segura", assinalou o oficial.
Ainda de acordo com informações transmitidas pelo Corpo de Bombeiros, ao término da operação todos os jovens seriam conduzidos para o Pronto-Socorro Central de Itanhaém, onde passariam por atendimento médico.
Os parentes dos jovens acompanharam toda a operação na base da equipe de resgate. Eles mantiveram contato via rádio.