Rua interditada há 8 meses piora o trânsito na região central
Segundo informaram na época, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a empresa Queiroz Galvão, responsável pelas obras, a rua estava com infiltrações por conta do córrego Pirajuçara e que a cada cinco dias ela cedia dois centímetros, por isso era necessário tais providências, para evitar acidentes.
Foto: Rose Santana
Rua fechada atrapalha o trânsito no centro da cidade
Mas durante todo esse tempo nada, ou quase nada foi feito. A rua continua interditada, somente pedestre podem transitar por ela.
“As obras são de responsabilidade da Siurb – Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras de São Paulo, na ocasião a empresa responsável nos deu um prazo de 120 dias. Mas qual não foi nossa surpresa quando passado o prazo nada havia sido realizado. Como a obra está na divisa Taboão/São Paulo, eles fizeram a parte de São Paulo e deixou Taboão ao deus dará. Estamos buscando meios para agilizar as obras, mas ainda não temos um prazo para a abertura da rua”, relatou Claudinei Pereira, secretário de transporte de Taboão.
Mas trata-se de um jogo de empurra-empurra, pois a Siurb diz que a recuperação da via provavelmente não é de responsabilidade deles e que precisaria analisar todos os contratos para saber se aquela pequena rua estaria ou não dentro do trecho de abrangência.
A Siurb é responsável pelas obras de drenagem na bacia do Pirajuçara, com um investimento de R$100 milhões, que engloba a recuperação da galeria Eliseu de Almeida, a construção dos diques de contenção do Jardim Esmeralda e Jardim D’Orly, e a canalização de trechos do córrego Pirajuçara. O prazo previsto para o término das obras é meados de 2010.
Ou seja, provavelmente só no ano que vem a obra da rua será concluída, pois assim como a prefeitura de Taboão da Serra eles também não sabem quando ficará pronta. “A obra está em andamento, com término previsto em 2010. Ao longo da obra este trecho deve ser resolvido, mas não há um prazo definido”, diz o comunicado da assessoria de imprensa da Siurb.
No momento os motoristas têm como opção de acesso a Avenida Doutor José Maciel, as ruas Elisabeta Lips e Elpidio José de Oliveira.