EM ALTA
Home

Terminal Campo Limpo de ônibus deve ser entregue em setembro

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/09/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Com informações de Christian Sznick

O novo terminal da SPTrans faz parte do planejamento do sistema integrado de transporte para a região sudoeste da cidade, que prevê a integração física e operacional das linhas da SPTrans, da futura Linha 4/Amarela do Metrô e das linhas dos ônibus da região metropolitana, que atendem os municípios  de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Osasco e Cotia.

Segundo os responsáveis pela obra, o terminal era para ter sido entregue em junho, mas as chuvas atrasaram as obras. A previsao é que o complexo seja entregue ainda neste mês. Pelo prefeito Gilberto Kassab. A reportagem do Portal O Taboanense foi até o local e a obra está praticamente pronta, faltando apenas alguns detalhes.

Foto: Christian Sznick

Terminal Campo Limpo está quase pronto e será inaugurado por Gilberto Kassab

Até o final do ano que vem, São Paulo deverá ganhar outros quatro terminais, todos eles interligados a estações do Metrô. Taboão da Serra e as outras cidades da região acabam sendo beneficiadas com essas obras, já que muitas linhas intermunicipais irão utilizar os complexos para suas operações na capital.

Localizado na Estrada do Campo Limpo na esquina com a Rua Campina Grande, o terminal terá capacidade para atender 275 mil passageiros por dia recebendo seis linhas estruturais (operam com ônibus padrão), 14 linhas locais (operam com microônibus) que circulam nos bairros vizinhos como Capão Redondo, Jardim Maria Sampaio, Jardim Rosana e Cohab Adventista, além das linhas intermunicipais.   No total, em um primeiro momento, cerca de 190 ônibus por hora poderão circular no novo terminal. 

O terminal começou a ser construído em 2007 e está instalado em uma área de 21.000 m², que abriga 8.200 m² de plataformas, além de edifícios administrativos, sanitários, bilheterias, subestação elétrica e um bicicletário.
A Estrada de Campo Limpo foi ampliada nas imediações do futuro terminal para permitir aumento do volume de tráfego na entrada e saída do local. Esse será o 28º terminal da SPTrans.
O terminal é composto por duas plataformas, cujas pistas têm três faixas. A cobertura das plataformas é em estrutura metálica, apoiada sobre pilares de concreto armado. Os pisos das plataformas e passeios externos são revestidos com ladrilho hidráulico e a iluminação é feita por luminárias fixadas na estrutura. Nas laterais das plataformas, junto à entrada e saída dos ônibus, serão implantadas cabines de controle.
 

Notícias relacionadas