EM ALTA
Home

Cata-Bagulho: combate ao lixo e entulho em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

30/08/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A Defesa Civil de Taboão da Serra vem realizando uma importante operação pela cidade visando combater o acúmulo de lixo e objetos de desuso jogados pelas ruas do município. A ação em questão é a operação Cata-Bagulho, que só no primeiro semestre de 2009 percorreu mais de 90 bairros passando por aproximadamente 1400 ruas e avenidas e em mais de 40 mil residências e comércios.
 
“A operação Cata-Bagulho atende diretamente uma realidade no município que é o problema de entulho e lixo espalhado pelos cantos da cidade. Essa operação se torna uma importante ferramenta no combate a essa prática e os números apresentados nesses seis meses de operação mostram isso”, enfatizou o prefeito Evilásio Farias.

Foto: Divulgação

Operação Cata-Bagulho no Jd. maria Rosa, em julho deste ano

 
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Taboão da Serra, Carlos Senna, esse objetos jogados nas ruas e córregos além de prejudicar a cidade contribuíam para o aumento das enchentes trazendo prejuízos para todos. “Cada ação conta com 80 funcionários, divididos em quatro equipes, percorremos os bairros e recolhemos material que as pessoas não sabem onde descartar e acabam deixando nas ruas, calçadas e até jogando em terrenos baldios e córregos da cidade. Estimamos que cerca de 120 mil pessoas já foram atendidas pelo Cata Bagulho”, comentou Carlos Senna.
 
De acordo com o coordenador foram recolhidos mais de 240 caminhões de entulho o que contabilizou sete toneladas de ferro, 1400 sofás, 720 geladeiras, 1200 televisões e computadores, 2 mil guarda-roupas/armários/camas, 550 fogões, 840 estantes, 1350 colchões, 280 máquinas de lavar e tanquinhos, 620 cadeiras e mesas, 150 aparelhos de som, 96 aspiradores de pó e ventiladores, e pequenos utensílios domésticos. “As pessoas precisam ter a consciência de que lugar de entulho e lixo não é na rua e cada morador precisa ser um fiscal e denunciar, não se calar”, alertou Senna.
 
Serviço
Defesa Civil
Tel: 4788-4100

Notícias relacionadas