EM ALTA
Home

Em sessão tumultuada perueiros protestam contra licitação

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/08/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

A última sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira, dia 25, foi uma das mais tumultuadas desta legislatura. A confusão já estava desenhada desde a segunda-feira, quando os perueiros realizaram um protesto em frente a prefeitura questionando a forma como a licitação está sendo feita pela prefeitura.
Já no início da sessão, durante a tribuna popular, o motorista Irineu Tadeu Apolinário mostrou toda a indignação dos profissionais do transporte alternativo com a abertura da Licitação. “Espero que esses vereadores pensem um pouquinho em nós. Hoje não somos um mal necessário, somos, sim, um bem necessário para a população da cidade”, disse.

Foto: Rose Santana

Irineu Apolináriousa a tribuna popular da Câmara Municipal

A grande discussão é a forma como a licitação está sendo realizada, isso está gerando uma grande preocupação entre eles. “Os perueiros mostraram sua força. Não somos contra a licitação, só não aceitamos nos molde que está sendo colocado. Estamos a 14 anos servindo essa cidade, agora não servimos mais?”, desabafa Paulo Silva.
A data limite da entrega dos envelopes com a documentação necessária para a licitação foi nesta segunda-feira, dia 24, às 10h15. Apenas três envelopes foram entregues e segundo informações levantadas pelo Portal O Taboanense, todas por pessoas de fora a cidade.
“A gente amassou barro, criamos linhas, a gente atendia o Saint Moritz quando ninguém queria atender. E agora estamos nesse impasse. Essa licitação, da forma com que está sendo feita, é o fim da categoria em Taboão da Serra”, lembrou Irineu Apolinário.
O presidente Eloi mostrou-se solidário ao movimento. “Companheiros do transporte alternativo a situação está muito complicada. Vocês foram os pioneiros, formaram linhas. A Pirajuçara vivia com gente pendurada nas portas. Vocês revolucionaram o transporte. Parabéns pelos serviços prestados. Se essa licitação continuar será o fim da categoria”, discursou.
Apesar da presença dos perueiros na Câmara Municipal, o que foi votado pelos vereadores não tinha relação direta com a licitação. Três requerimentos de autoria do vereador Valdevan Noventa pediam informações sobre a viação Pirajuçara, que detém o monopólio no transporte público. Os requerimentos foram rejeitados pelos demais vereadores. O presidente da Câmara, Elói, não votou, mas disse que era favorável a aprovação.
Segundo o vereador Paulo Félix, líder do governo, os perueiros precisam repensar a forma como estão “encarando” a licitação. “Vocês tomaram cartão vermelho, agora é hora de mudar de atitude”, disse. Félix ainda disse que a licitação continua, mesmo que nenhum perueiro de Taboão da Serra tenha entregue a documentação necessária para concorrer a licitação.
Saúde
Outro morador que fez uso da tribuna popular foi Narciso Tavares, que é contra os moldes atuais de atendimento do Hospital Geral Pirajuçara. “O HGP não precisa de sucatas. É preciso acabar com o plantão controlador. Os senhores [vereadores] são o que temos de mais importante. Votamos nos senhores para resolverem nossos problemas, não para dizerem que isso é complexo. Não queremos ficar reféns do controle de vagas”, desabafa.
O tema foi rebatido pelos vereadores Paulo Félix e Wagner Eckstein. “Essa discussão é muito séria, não pode ser resolvida em três minutos, esse assunto deve ser discutido e entendido. O Plantão Controlador é necessário, é uma forma de organizar o atendimento”, rebate Eckstein.
Para Félix o problema da saúde não se resolverá com discursos e sim com recursos. “Esse não é um problema de discurso, mas de recurso, na quarta-feira, 26, vai haver uma reunião com o governador para discutirmos isso”, finaliza.
Durante a sessão foi feita uma homenagem à diretora Leni de Cássia Hayashida, da Escola Estadual Julieta Caldas Ferraz, que foi premiada na 10ª edição do Programa de Lideranças em Gestão Escolar.
 
 

Notícias relacionadas