EM ALTA
Home

Vereadores saem frustrados após Marcha ao Palácio do Governo

6 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/08/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Por Márcio Amêndola 

Os vereadores da Região Sudoeste tentaram sem sucesso uma agenda com o Governador José Serra e o Secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas nesta quinta-feira, 20 de agosto. Acabaram sendo recebidos apenas pelo sub-secretário de relacionamento com Municípios, da Casa Civil, que só recebeu um documento da comitiva de parlamentares e nem chegou a prometer uma data específica para audiência com o Secretário de Saúde. Quanto a um encontro com o governador Serra, “impossível”, afirmou.
 
Na quinta-feira, os vereadores se dirigiram às 9h para o Cemur, em Taboão da Serra, onde foram recebidos com um café da manhã. Lá, decidiram preparar e entregar um documento com as principais reivindicações da região na área da Saúde e outras onde consideram não haver diálogo com o governo paulista.

Foto: Josi | Divulgação Câmara do Embu

Vereadores aguardam serem atendidos no Palácio do Governo

 
De Taboão, seguiram para o Palácio dos Bandeirantes onde mantiveram um encontro reservado com o sub-secretário de relacionamento com Municípios, Rubens Cury, na sala de imprensa da Casa Civil, onde a imprensa foi barrada.
 
Na reunião havia cerca de 40 autoridades regionais, entre as quais 29 vereadores de quatro das 6 cidades da Região Sudoeste (Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra), além da vice-prefeita de Taboão da Serra, Márcia Regina da Silva, que integrou a mesa dos trabalhos. Além dela, participaram da mesa os presidentes das Câmaras de Embu, Silvino Bomfim de Oliveira Filho; de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o ‘Chuvisco’, e de São Lourenço da Serra, Fernando Antonio Seme Amed, o ‘Fernandão’.
 
Reivindicações
 
Coube à vice-prefeita Márcia ler o documento da região, cujas principais reivindicações foram: Abertura de um canal de diálogo com o governo do Estado, nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e Turismo. Especificamente na área de Saúde, foi solicitada a ampliação do número de vagas de internação e leitos de UTI no HGP (Hospital Pirajuçara) e HGIS (Hospital Itapecerica) para as comunidades locais; participação dos municípios no gerenciamento dos Hospitais Regionais; e viabilização para a construção de um novo Hospital de Referência no eixo da BR-116 e do Rodoanel.
 
Ao final do encontro com o sub-secretário Cury, a imprensa foi chamada de volta para uma sessão de fotos com as comitivas de vereadores de cada cidade, a pedido do vereador de Taboão da Serra, Paulo Félix. Alguns vereadores, como Maria Cleuza ‘Ná’, de Embu, e José Ricardo Abufares, de São Lourenço, recusaram-se a participar das fotos oficiais. O sub-secretário chegou a sugerir que os vereadores fossem à Secretaria de Estado da Saúde, onde um assessor os aguardava para o recebimento de uma cópia do ofício com as reivindicações.
 
Após a saída de Cury, os vereadores se dividiram sobre a ida ou não ao Palácio. José Ricardo chegou a desabafar: “Não vamos falar com outro sub do sub do sub”. Por 13 votos a 10, os vereadores decidiram ir embora, sem levar documento algum à Secretaria de Saúde. Os vereadores terão uma reunião em Juquitiba em breve, quando decidirão os próximos passos do movimento.
 
“Não somos ninguém”
 
Para o presidente da Câmara de Embu, vereador Silvino, os resultados da ida ao Palácio dos Bandeirantes foram “frustrantes, para dizer o mínimo”. Ainda em Taboão da Serra, o vereador Amarildo Gonçalves, o ‘Chuvisco’, presidente da Câmara de Itapecerica, desabafava: “Não somos ninguém”, referindo-se ao descaso das autoridades estaduais com os pedidos dos vereadores. : “Temos o direito de ser atendidos pelo governo estadual, porque não representamos a nós, mas a população”, concluiu ‘Chuvisco’.
 
Durante a reunião dos vereadores com o sub-secretário no segundo andar, o Governador José Serra e dezenas de autoridades estaduais e municipais estavam no saguão principal do Palácio, lançando o programa “Aprendiz Paulista”, um evento agendado que contou com a presença da grande imprensa.
               
De Embu, além do presidente Silvino, participaram do encontro os vereadores Aparecido Pereira Dias ‘Didi’, Carlos Pires de Lima, Elisabete Alves Carvalho ’Dra. Bete’, Gilvan Antonio de França, João Bernardino Leite, José Carlos Ferreira de Proença, Júlio César Campanha, Luiz Carlos Calderoni ‘Luiz do Depósito’, Maria Cleuza Gomes ‘Ná’ e Milton Arenzon ‘do Rancho’.
 
Há mais de seis meses os vereadores vêm tentando uma audiência com o Governador José Serra e o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, mas a reunião nunca é marcada. A Região Sudoeste tem 6 municípios, com igual número de Prefeitos e 66 vereadores, que representam uma população de 750 mil pessoas, segundo a última estimativa do IBGE

Notícias relacionadas