Home
›
Segundo IBGE, região do Conisud tem 750 mil habitantes
2 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Com informações de Christian Sznick
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira, dia 14, no Diário Oficial da União, uma nova estimativa da população brasileira. Os dados foram compilados por municípios e somadas as seis cidades da região do Conisud, o número de habitantes chega a 750 mil.
Na região, a cidade de Embu das Artes continua sendo a mais populosa. Na cidade vizinha moram cerca de 248 mil habitantes. Taboão da Serra é a segunda cidade com mais moradores, a estimativa do IBGE é que vivam no município cerca de 227 mil pessoas. Em comparação com 2008, o crescimento foi de 1,15%.
Itapecerica da Serra também teve um crescimento significativo na sua população e cresceu 1,81%, chegando a 161 moradores. Completando as cidades do Conisud, Embu-Guaçu tem 62 mil moradores estimados. Juquitiba registra 29 mil e por último São Lourenço da Serra, com 18 mil moradores e crescimento de 3,31% (o maior da região).
No Brasil a população chega hoje a 191,5 milhões de pessoas, sendo que 42% desta população está na Região Sudeste. Só o Estado de São Paulo tem 41 milhões de pessoas (21,6% da população brasileira). A maior cidade do país continua sendo São Paulo com mais de 11 milhões de pessoas, que equivale a quase toda a população da Região Centro Oeste (13,9 milhões de pessoas).
Estes dados são importantes e são usados, por exemplo, pelo Tribunal de Contas da União para calcular indicadores econômicos e sociodemográficos, que norteiam a distribuição de recursos do Fundo de Participação de Estados e Municípios. As cidades e demais interessados tem, a partir da data da publicação, 20 dias para fazerem reclamações junto ao IBGE, que, após examiná-las, tem que enviar até o dia 31 de outubro deste ano as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.