Governo do Estado confirma Metrô na Vila Sônia em 2012
O Governo do Estado de São Paulo confirmou na última sexta-feira, dia 17, que as estações Vila Sônia, Morumbi, Fradique Coutinho, República, Oscar Freire e Higienópolis do Metrô, têm previsão de inauguração somente em 2012. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, a construção da Linha 4 continua em ritmo acelerado e a conclusão da obra estão dentro do cronograma inicial.
Em 2010, deverão entrar em operação as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz. Para tal, o Governo do Estado já está adquirindo 14 novos trens (84 carros). Em 2010, o número de passageiros do Metrô deverá chegar a 4,5 milhões de passageiros por dia. A Linha 4-Amarela terá extensão total, entre Vila Sônia e Luz, de 12,8 quilômetros. Cerca de 60% das obras civis da Linha 4-Amarela já estão concluídas.
Foto: Divulgação
Governo do Estado está comprando novos trens para a Linha 4
Quando a Linha 4 estiver totalmente concluída, em 2012, atenderá cerca de 1 milhão de pessoas por dia. Além dos moradores da capital, serão beneficiadas pela linha os moradores de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica e também do bairro do Campo Limpo.
Extensão
Paralelamente a construção da Linha 4, a Linha 2-Verde do Metrô se estendeu por mais de 1,1 quilômetros com a inauguração da estação Alto do Ipiranga, em 2007. Em 2010, o ramal será ampliado até a Vila Prudente. Os investimentos na Linha 2- Verde são da ordem de R$2,5 bilhões e agregarão mais 4,1 quilômetros ao sistema.
Já a Linha 5-Lilás, que liga o Capão Redondo à região de Santo Amaro, será ampliada em mais duas estações: Aldolfo Pinheiro e Brooklin/Campo Belo, totalizando 5,7 quilômetros de extensão. Em 2008, tiveram os processos desapropriação das áreas necessárias.
O governo do Estado anunciou no final de 2008 o projeto inicial da futura Linha-6 Laranja. Prevista inicialmente para ligar a Estação São Joaquim ao bairro da Freguesia do Ó, a Linha 6 também chegará à Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia. Quando estiver concluída, a Linha 6-Laranja terá cerca de 18 quilômetros e 17 estações.