EM ALTA
Home

Eletropaulo reajusta em 12,96% a tarifa residencial

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/07/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A Eletropaulo reajustou nesta semana em 12,96% a tarifa residencial para os consumidores do Estado. As novas tarifas passam a vigorar a partir de 4 de julho de 2009 e tem validade até o dia 3 de julho de 2010.

Com o novo reajuste, o impacto para as tarifas de clientes residenciais, pequenos comércios e consumidores enquadrados na tarifa social de baixa renda começa s ser sentido na conta de agosto. A tarifa para clientes industriais e comércios de grande porte terão reajuste médio de 13,16%. Os consumidores livres terão reajuste médio de 7,26%.

Segundo a Eletropaulo, o índice que reajusta os custos da empresa, chamados custos administráveis, registrou variação negativa de 0,48%. “A partir do total da remuneração é que a companhia realiza todos os investimentos que garantem a qualidade e segurança do serviço prestado aos 5,8 milhões de unidades consumidoras da área de atendimento da concessionária.

Para a moradora Maria Anna Castro, do Pq. Pinheiros, o reajuste não acompanha o salário. “Eu estou a três anos sem aumento, mas as contas estão vindo cada vez maiores, temos que cortar no que é supérfulo”, disse por e-mail.

Do total de clientes da Eletropaulo, cerca de 10 mil são consumidores de alta tensão (2,3 quilos volts ou mais como indústrias e grandes comércios). Os demais são consumidores de baixa tensão (residenciais, em sua maioria, pequenos comércios e consumidores enquadrados na tarifa social de baixa renda).

Cálculo do Reajuste: O reajuste de energia é composto basicamente pela combinação das parcelas A e B. Nos custos não-gerenciáveis da Parcela A, o maior impacto foi com o custo da energia comprada que aumentou 9,78%, principalmente devido aos aumentos do custo de energia comprada de Itaipu e do preço médio dos leilões de energia para os próximos 12 meses.

Notícias relacionadas