Home
›
São Lourenço da Serra completa 17 anos nesta quinta-feira, dia 12
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O município caçula da região, São Lourenço da Serra, completa nesta quinta-feira, dia 12, mais um aniversário de emancipação político-administrativa. A cidade que se emancipou em 1992, completa 17 anos em meio a comemorações e a esperança da população de melhorias na qualidade de vida com a nova administração do Capitão Lener, que assumiu o cargo de prefeito em janeiro deste ano. (Saiba mais sobre a história da cidade)
São Lourenço da Serra é uma das cidades com menor índice de violência em toda a região. Além da tranquilidade, o município se destaca pela sua natureza abundante e pelas imensas áreas de Mata Atlântica que ainda estão preservadas. Muitas nascentes e mananciais que abastecem toda a Grande São Paulo se encontram na cidade.
Foto: Divulgação
Igreja Matriz de São Lourenço da Serra: história de séculos
Hoje a população da cidade gira em torno de 18 mil habitantes, e a área territorial de São Lourenço é de 186 km². A densidade demográfica é uma das mais baixas do Estado, 83,9 habitantes por km², inversamente a de Taboão da Serra, por exemplo, onde mais de 9 mil habitantes moram por km².
A prefeitura de São Lourenço da Serra preparou uma longa comemoração. Na manhã deste dia 12, foi inaugurado o primeiro telecentro da cidade, onde a população terá acesso a Internet, de graça. Depois, o prefeito Capitão Lener, entregou máquinas e equipamentos na Praça 10 de Agosto.
Ainda neste dia 12, às 16h30, a banda municipal de Embu das Artes se apresenta na praça central da cidade. Em seguida, às 19h30, acontece uma missa em homenagem a cidade. Amanhã, às 19h, a Câmara Municipal realiza a Sessão Solene na Pousada Valle dos Coqueiros. No sábado, dia 14, na Praça 10 de Agosto, acontece uma feira de artesanato e no domingo, um torneio de futebol com equipes da cidade.
História
Apesar de ser uma cidade nova, São Lourenço da Serra tem uma história rica e um passado que remete a época imperial do Brasil. O início da colonização do local remete ao século 18, tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e os bandeirantes buscavam ouro e pedras preciosas.
Em meados do século 19, dois caçadores vieram para a região para explorar as matas ainda intocadas. Manoel Soares de Borba e Manoel Mendes Rodrigues se encantaram pelo local e trouxeram as suas famílias para morar em definitivo onde hoje é o bairro da Aldeinha.
Foto: Divulgação
São Lourenço da Serra: cidade que preserva a natureza e atrai turistas
No local não existia nada, apenas uma capela, provavelmente erguida pelos bandeirantes com mão de obra escrava. Os dois caçadores reformaram a capela e a batizaram de “Capela de São Lourenço”. Parentes e outras famílias foram chegando ao local e ali fundaram uma vila chamada de “Vilarejo dos Borbas”.
A comunidade ficou conhecida como São Lourenço e como suas terras pertenciam a Itapecerica da Serra, a vila foi elevada a distrito em 1953. Já em 1991, no dia 19 de maio, foi realizado um plebiscito que pedia a emancipação. A maioria dos moradores da época, cerca de sete mil ao todo, votaram favoráveis a emancipação.
Acontece que a Assembléia legislativa de São Paulo vetou a emancipação e para frustração dos moradores o processo não foi para frente. Só em 1992, como a ajuda do então governado Fleury, é que o veto a emancipação foi derrubado e finalmente São Lourenço foi emancipada. Como na história de Taboão, a palavra “da Serra” foi acrescentada ao final do nome em homenagem a cidade mãe, Itapecerica. Neste ano aconteceu também a primeira eleição municipal.