Home
›
Taboão da Serra realiza intercâmbio com cidade da Suécia
5 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
“O mundo já foi grande, os países, distantes. Hoje essas distâncias diminuíram”. Com essas palavras a prefeita Helene Knuttson, deu o tom do intercâmbio que pretende aproximar Taboão da Serra e a cidade sueca de Sundbyberg, situada na Grande Estocolmo. Além da troca de experiências, as duas cidades, que tem perfis parecidos, buscam investimentos da iniciativa privada e fazem ações para tornar os municípios mais atrativos aos olhos do empresariado.
Nesta segunda-feira, dia 2, a comitiva sueca foi recebida oficialmente pelo prefeito Evilásio Farias, no Cemur. Durante toda semana, uma série de eventos, reuniões e visitas vão permitir que as duas cidades troquem experiências em diversas áreas. “Nós temos muito interesse que esse intercâmbio seja proveitoso para as duas cidades, é um fato inédito na história de Taboão da Serra e nos deixa muito orgulhosos termos sido a cidade escolhida para essa troca de experiências”, afirmou o prefeito Evilásio Farias.
Foto: Eduardo Toledo
O prefeito Evilásio Farias, Helene Knuttson e Sharif Pakzad
Logo após a recepção no Cemur, onde cerca de 300 pessoas deram as boas-vindas aos visitantes, a comitiva participou de uma reunião onde foi mostrado o plano diretor da cidade. Em seguida, eles participaram da cerimônia de entrega dos títulos de posses aos moradores do CSU. Nesta terça-feira as atividades do grupo se concentram na capital. Eles visitam a Câmara de Comércio Brasil-Suécia, almoçam com empresários suecos, visitam a FIESP e fazem um tour por São Paulo.
Entre as principais experiências que estão sendo debatidas estão ações ambientais, educacionais, esportivas e de infra-estrutura urbana, como a questão do lixo e da poluição. “As duas cidades têm um perfil muito parecido, isso ajuda muito para contextualizar as ações que podemos realizar em comum”, lembra Maruzan Corado, coordenador executivo da prefeitura.
Na agenda de quarta-feira estão importantes visitas a indústrias de Taboão da Serra como a Sherwin-Willians e Gioroflex, além de uma reunião com a empresários ligados a ACE (Associação Comercial e Empresarial). Um jantar na Cinpal encerra as atividades do dia. A quinta-feira, dia 5, é o último dia do intercâmbio. Uma reunião no auditório da Educação vai definir as áreas de interesse com propostas de agenda e os próximos passos na parceria.
Na comitiva sueca, além da prefeita Helene Knuttson, está o vice-prefeito Siyamak Sajadin, o secretário de desenvolvimento econômico e industrial Sharif Pakzad e Elisa Sohlman, uma brasileira que cuida da Câmara Brasil-Suécia.
Sundbyberg
O que liga Taboão da Serra a Sundbyberg não é apenas o fato das duas cidades estarem realizando esse importante intercâmbio. Soma-se, além da posição ocupada pelas duas cidades, na divisa de grandes metrópoles, que os municípios são muito pequenos, com a sua área territorial ocupada por um grande número de moradores, e, claro, os problemas também são parecidos, mas o que diferencia mesmo é a forma como são solucionados.
Em Sundbyberg, onde a temperatura gira em torno dos 15ºC negativos no inverno, a densidade demográfica é a maior da Grande Estocolmo. Com apenas 9,5 quilômetros quadrados e com uma população estimada em torno de 36 mil habitantes, a cidade oferece aos empresários diversas opções que transformam o município (ou comuna, como é feita a divisão na Suécia) em um grande centro financeiro.
Há trinta anos a cidade conseguiu resolver o problema que aflige Taboão da Serra: a questão do lixo. Além da conscientização da população, técnicas avançadas de compostagem e uma taxa de reciclagem que beira os 80% fizeram que Sundbyberg vencesse a batalha contra o lixo.
O trânsito também já foi um obstáculo vencido. A cidade possui quatro estações de metrô que estão ligadas com a linha férrea de Estocolmo, fazendo com que a viagem entre os centro das duas cidades não demora mais do que 10 minutos. Hoje, o que mais preocupa a comuna de Sundbyberg é a questão ambiental. Em 2008, uma antiga indústria foi desativada e no local um parque foi construído. O Marabou Park foi escolhido como o segundo mais bonito de toda a Europa.