Quadrilha é presa com carga de cigarros em Embu Guaçu
Por Hector Félix
Uma carga de quase 200 mil maços de cigarros foi apreendida nesta semana pela polícia de Embu-Guaçu. A PM prendeu em flagrante os criminosos que se preparavam para descarregar os produtos em um sítio. Na ação, oito pessoas foram detidas, incluindo dois menores.
Policiais militares em patrulhamento pela Estrada do Congonhal avistaram um caminhão no interior de uma chácara e, observando a movimentação, suspeitaram se tratar de alguma atividade criminosa. Ao chamarem pelos moradores, foram recebidos por F.S.N.L., de 30 anos, que permitiu a entrada dos policiais. Ao ser questionado a respeito do caminhão, informou que nele havia uma carga de cigarros vinda do Paraguai e as pessoas que também estavam na chácara iriam ajudar na descarga dos cigarros.
Quando foi questionado sobre a ilegalidade daquela atividade, F. disse que tinha consciência desse fato e ofereceu na seqüência a quantia de R$ 19.990 aos policiais para que não comunicassem o ocorrido. Desta forma, todos os que estavam presentes no local foram autuados em flagrante por contrabando, formação de quadrilha, corrupção de menores, e F. ainda foi indiciado por corrupção ativa.
A perícia foi chamada ao local, mas devido à hora já avançada o caminhão foi lacrado e levado ao pátio intermunicipal, assim como outros dois veículos utilizados pelo bando, uma Kombi e um Celta.
No total, foram apreendidos 191.500 maços de cigarros de diversas marcas estrangeiras, com 20 unidades cada. Os seis homens detidos foram levados à Delegacia de Embu Guaçu para prestarem esclarecimentos e posteriormente deverão ser encaminhados para o (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica, enquanto os dois menores devem aguardar vaga na Fundação Casa.