Home
›
Temporal deixa Taboão da Serra em estado de alerta
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A tempestade que castigou Taboão da Serra na tarde desta segunda-feira, dia 22, causou estragos, paralisou o trânsito, derrubou árvores e causou enchentes em pelo menos seis pontos da cidade. O Intercap e a Régis Bittencourt foram os locais mais atingidos, o congestionamento na rodovia chegou a 13 quilômetros no sentido São Paulo e quatro no sentido Curitiba. O córrego Poá transbordou próximo da alça de acesso do Shopping. Parte da cidade ficou sem luz.
A forte chuva que começou às 15h30 e durou pouco mais de 40 minutos. O volume de água chegou aos 65 milímetros em apenas 2 horas, quantidade considerada muito alta para um período tão curto. Na região central da cidade, a praça Nicola Viilechio ficou alagada, um Escort que tentou cruzar a enchente foi levado e só parou quando bateu em uma árvore.
Foto: Eduardo Toledo
Garoto observa alagamento no Intercap, um dos locais mais castigados
Veja mais fotos do temporal
No Jd. Maria Rosa, parte da avenida José Maciel também ficou submersa, a água chegou a entrar em alguns comércios. Na rua José Pestana, foi registrado mais um ponto de alagamento. A enchente foi pior em outros bairros, no Jd. Mirna a água chegou a um metro de altura e no Jd. Comunitário, algumas residências registraram até 1,5 metros. No Jd. São Mateus também foram registrados pontos de alagamento.
Mas nada se comparou ao que aconteceu no Intercap. O córrego Poá transbordou na altura da ponte e as vias que dão acesso ao Shopping Taboão ficaram alagadas. Uma ambulância que socorria um homem que caiu de uma laje ficou presa na enchente. Um helicóptero da Polícia Civil precisou socorrer a vítima.
Na rodovia Régis Bittencourt pelo menos três pontos de alagamento deixaram o trânsito completamente parado. Na altura do km 273, próximo ao Shopping, a água impedia a passagem dos carros. Até o fechamento da matéria, por volta das 19h30, o local ainda estava interditado. Próximo da antiga Dinapac outro ponto de alagamento atrapalhou ainda mais o trânsito.
Segundo comunicado enviado pela AES Eletropaulo, pontos isolados da cidade ficaram sem luz por causa dos ventos fortes e da queda de galhos de árvores e de objetos sobre a rede elétrica. “Fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas (raios) caíram sobre a área de atendimento da concessionária. A expectativa é que até às 22h cerca de 90% destas ocorrências tenham o fornecimento restabelecido. Os 10% restantes serão restabelecidos durante a noite e inicio da madrugada”, informou a empresa.
No Intercap uma árvore caiu sobre um carro, ninguém ficou ferido. Durante a chuva, uma tempestade de granizo chegou a danificar alguns carros nas ruas Paulino Ortega, Francisco Perez e rua Jasmim, próximo da prefeitura. No Jd. Maria Rosa, na rua Osmar Pires de Oliveira, foi registrado um pequeno deslizamento, não houve vítimas.
Mais chuva
O site Clima Tempo informou que a Grande São Paulo segue a semana em alerta. “O risco de chuva forte continua alto. O ar permanece quente e úmido. Na quinta-feira, dia de Natal, uma nova frente fria chega a cidade. As nuvens desta frente fria vão ficar sobre a cidade pelo menos até o sábado e há risco de temporais”.
A prefeitura colocou todos os agentes da Defesa Civil na rua. Em alguns pontos os homens já estão fazendo a limpeza das vias que ficaram cheias de lama. Segundo Carlos Senna, coordenador da Defesa Civil, em caso de emergência a população deve ligar para o telefone 199.