Home
›
Diretor da FTS fala das mudanças após a aquisição do Grupo Anhanguera
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Uma das mais importantes transações econômicas de 2008 em toda a região foi a venda da Faculdade Taboão da Serra para o grupo educacional Anhanguera. Bem mais do que um negócio milionário (o valor envolvido na transação foi mais de R$ 71 milhões), a mudança da mantenedora mexe diretamente com a vida acadêmica de pelo menos cinco mil alunos.
Para esclarecer diversos pontos, o novo diretor da FTS, o professor Paulo Rolim Rosa, convocou uma reunião com a imprensa regional onde foram explicadas as mudanças que estão por vir e as novidades que o grupo pretende implantar em 2009. Além de apresentar os planos da Anhanguera, a entrevista que terminou em bate-papo, serviu mostrar que a nova direção quer, acima de tudo, trazer a comunidade para dentro da faculdade.
Foto: Eduardo Toledo
Professor Paulo Rolim Rosa, durante entrevista nesta quarta-feira
Entre as novidades anunciadas pelo diretor está a redução no valor das mensalidades de diversos cursos. Em alguns casos a redução chega a 30%. “Enxugamos o máximo que pudemos nas despesas e conseguimos transferir essa economia para os alunos”, afirma. Alguns cursos tecnológicos que serão oferecidos pela Anhanguera vão ter mensalidades de R$ 269,00.
O método de ensino do grupo Anhanguera também será implantado na FTS. “O nosso plano de ensino é personalizado em toda a rede, portanto o programa é o mesmo em todas as unidades da Anhanguera, se um aluno quiser assistir uma aula em Jundiaí, por exemplo, o conteúdo será o mesmo”, explica.
Outra novidade que será implantada já em 2009 é o Programa Livro Texto (PLT), método usado pelo grupo em todas as unidades. Os alunos podem adquirir os livros que fazem parte do conteúdo programático com descontos de até 80% em relação as livrarias. “Podemos vender por um preço muito baixo porque compramos diretamente das editoras, a cada semestre compramos mais de 500 mil livros”. Os alunos, além do desconto, podem adquirir o material de forma parcelada.
Professor Paulo Rolim afirmou também que o grande desafio para a direção é implantar a nova filosofia de trabalho para os coordenadores e professores. “Nós não viemos aqui para demitir ninguém, pelo contrário, queremos crescer muito e quem quiser vai crescer junto com a gente”.
Segundo o diretor, outra prática que é aplicada pela Anhanguera são a divisão das aulas entre teóricas e práticas. No início do período os alunos recebem a parte teórica dos professores e na segunda parte eles resolvem exercícios práticos. “Queremos fazer com que os alunos leiam, a leitura é fundamental para desenvolver o raciocínio, as pessoas que lêem compreendem tudo mais fácil”.