EM ALTA
Home

Mostra Cultural da Cooperifa começa nesta terça-feira, dia 18

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/11/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Uma semana inteira dedicada a música, as artes plásticas, teatro, literatura, cinema, dança e etc. Essa é a proposta da Mostra Cultural da Cooperifa, que começa nesta terça-feira, dia 18. Mas, quando falamos em algum projeto comandado pelo poeta Sérgio Vaz, logo sabemos que essa superficialidade é quebrada. A mostra reúne apenas artistas da periferia, uma iniciativa pioneira e única em todo o Brasil.
 
“Esta mostra que acontece do dia 18 ao dia 23 de novembro e tem como objetivo comemorar os sete anos da Cooperifa. A idéia vem um pouco na esteira da "Semana de Arte Moderna da Periferia" que nós e vários grupos da região fizemos no ano passado, só que agora num formato menor, e com outros objetivos”, revela Sérgio Vaz.

De acordo com o poeta várias escolas já foram convidadas e irão até os locais onde acontece a mostra de ônibus que foram alugados especialmente para levar os alunos. “No ano passado ficamos mais preocupados com os artistas, agora, estamos mais preocupados com a comunidade, com o público. Se é um presente, então que todos recebam, né não?”.

 
Segundo Sérgio Vaz, além de levar a cultura que é produzida pelos artistas da periferia, à mostra também fortalece o mês da Consciência Negra na periferia da zona sul de São Paulo. A Cooperifa exibe no dia 20, no CEU Campo Limpo, uma mostra de cinema africano chamado “Africala”, que estava em exibição no México. “Antes mesmo de estrear na Cinemateca de São Paulo, vai rolar na tela da nossa comunidade”.
 
A Mostra Cultural da Cooperifa realizará debates sobre a produção cultural na periferia com vários autores consagrados, como os escritores Marcelino Freire, Ferréz e Sacolinha, além do cineasta Jeferson De. Vários grupos também já confirmaram a presença, entre eles Espírito de Zumbi, Instituto Umoja, os rappers do Záfrica Brasil e o grupo Teatro Mágico de Osasco.
 
Nesta terça-feira, dia 18, às 16h, acontece a abertura da mostra no CEU Casablanca, na Vila das Belezas, Zona Sul de São Paulo. O debate “Cultura na periferia e produção cultural na periferia?” reúne gente de peso, como o deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL), Eleilson Leite, da Ação Educativa e Euller Alves, do Umoja. Sérgio Vaz irá coordenar o debate. Em seguida, às 18h, acontece a abertura oficial e às 20h a apresentação do Teatro Mágico, que já está com os ingressos esgotados.
 
Na quarta-feira, dia 19, é a vez da literatura entrar em pauta. Ás 17h, na Casa Popular de Cultura do M´Boi Mirim, acontece o debate “Existe uma escrita periférica?” com os escritores Ferréz, Sacolinha e Sérgio Vaz. A coordenação é do também escritor Marcelino Freire. Em seguida, às 20h30, no Bar do Zé Batidão, acontece o tradicional Sarau da Cooperifa.
 
A Mostra Cultural da Cooperifa tem a parceria da Ação Educativa e do Centro Cultural da Espanha, além do apoio do Sesc Santo Amaro, da Global Editora e da Oxfam. Acompanhe os outros dias da programação e a cobertura de todos os eventos aqui no Portal O Taboanense.

Notícias relacionadas