EM ALTA
Home

Câmara aprova projeto que cria tratamento para pacientes com obesidade mórbida

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/04/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na última terça-feira, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Aprígio que prevê tratamento para pacientes com obesidade mórbida. A proposta estava tramitando na Casa desde o ano passado. No começo de abril ele recebeu o parecer favorável das comissões e foi a votação no plenário.
 
De acordo com vereador Aprígio, a lei irá beneficiar centenas de moradores de Taboão da Serra que sofrem dessa doença. Os casos serão avaliados por uma junta médica que irá decidir pelo procedimento mais adequado como a gastroplatia bariátrica ou outro tratamento compatível.
 
“Essa é uma doença que não limitada a pessoa apenas na questão estética, mas também na questão do bem-estar e da sua saúde, é fundamental que seja tratada corretamente para evitar problemas que podem levar até mesmo a morte”, afirmou Aprígio que apresentou o projeto após consultar médicos especialistas na área.
 
O vereador ainda disse que hoje em dia, a obesidade mórbida é um dos problemas de saúde mais graves que tem acometido a sociedade brasileira nos últimos tempos. “Em diversos casos a única alternativa para controlar esta doença é a cirurgia bariátrica gastroplastia para redução do estômago”, lembra.
 
Sobre a doença
 
Os dados atuais são preocupantes, uma vez que o número de obesos no Brasil tem aumentado com muita rapidez. A obesidade mórbida trás complicações decorrentes da permanência do indivíduo neste estado podem ser irreversíveis, como por exemplo: seqüelas de derrames cerebrais, infarto agudo do miocárdio, problemas severos de coluna e nas articulações, diabetes, hipertensão severa, insuficiência respiratória, entre outros.

Notícias relacionadas