Home
›
Justiça já selecionou e treinou mesários para a eleição de 5 de outubro
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A Justiça eleitoral em Taboão da Serra convocou 1.982 mesários para trabalhar na eleição de 5 de outubro, nas 431 sessões eleitorais espalhadas pelos 43 locais de votação existentes no município. Eles já receberam o treinamento adequado para dar o suporte necessário no dia da eleição. Os mesários foram selecionados entre os 178.017,00 eleitores aptos a votar na cidade.
O trabalho dos mesários é fundamental para garantir a realização plena da eleição. A seleção dos mesários é feita aleatoriamente entre os eleitores com instrução a partir do Ensino Médio. A atividade não é remunerada.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense
Fábio Gomes, chefe do cartório eleitoral: 1.982 mesários treinados
“Os mesários não podem faltar. Caso isso ocorra, o faltoso é notificado para apresentar justificativa, se não o fizer ele poderá ser punido prestação de serviço e até mesmo multado”, enfatiza o chefe do Cartório Eleitoral da 324ª Zona Eleitoral, Fábio Gomes Pereira.
De acordo com ele, 768 mesários vão atuar nas mesas receptoras de voto e outros 114 vão trabalhar nas mesas receptoras de justificativa do 324° Cartório Eleitoral. Cada uma das 192 mesas receptoras de voto vai contar com 4 mesários.
Já no 416º Cartório Eleitoral, 956 mesários vão trabalhar nas mesas receptoras de voto. Enquanto isso, outros 144 vão comandar as mesas de justificativa.
O chefe do cartório prevê que por volta das 19 horas do dia 5 de outubro os taboanenses já vão conhecer o novo prefeito e os 13 ocupantes das cadeiras da Câmara Municipal da cidade.
“Quem desejar poderá acompanhar a apuração das urnas no telão que será instalado na zona totalizadora”, salienta.
A apuração dos votos das urnas do 324º Cartório Eleitoral, que envolve todos os eleitores residentes na área que vai do Parque Pinheiros até o Centro do Taboão, irá acontecer no prédio da Guarda Civil Municipal. Já para aqueles eleitores que moram da divisa do Embu até o Parque Pinheiro, a totalização dos votos acontece no Fórum da cidade.