EM ALTA
Home

Disputa para a Câmara Municipal é de 18 candidatos por vaga

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/08/2008 00:00
Faltando apenas 40 dias para as eleições municipais, a concorrência pelos votos dos eleitores aumenta a cada dia. E não é para menos: em Taboão da Serra uma cadeira na Câmara Municipal é tão disputada quanto uma vaga no curso de Direito da USP. Com 241 candidatos aptos para o pleito e com apenas 13 vagas no parlamento, a relação candidato/vaga é de 18,53. A média de Taboão da Serra é a mais alta em toda a região.
 
Nos municípios vizinhos a disputa também é grande. Em Embu das Artes, o número de candidatos por vaga é de 16,92. Em Itapecerica da Serra a relação candidato/vaga é de 17,83. Juquitiba registra 10,44 candidatos por cadeira, em São Lourenço a média é 16,11 e em Embu-Guaçu o número é 13,9 candidatos concorrendo para cada vaga.
 
A comparação entre candidato/vaga para a Câmara Municipal de Taboão da Serra é maior do que muitos cursos da Fuvest, o vestibular mais disputado do Brasil. No curso de fonoaudióloga, por exemplo, a relação entre candidato/vaga é de 8,48. No curso de Direito da USP a disputa entre os vestibulandos é de 19,83 candidatos por vaga. Já no curso de Turismo, o número é idêntico a disputa do legislativo taboanense: 18,53 pleiteantes por vaga.
 
Com 241 candidatos disputando as eleições municipais para o cargo de vereador, Taboão registra uma média alta na estatística candidato/eleitorado. Nestas eleições estão aptos para votar 178 mil eleitores, o que dá uma média de 738 votos por candidato. Em Embu os números são parecidos: 740. Já em Itapecerica, os números caem bastante: 458.
 
Outro dado interessante divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que Taboão da Serra responde por 0,61% de todo o eleitorado do Estado de São Paulo. As seis cidades da região, juntas, representam 1,77%.
 
Desistências
 
O TSE também divulgou nesta semana, em seu site, os números das candidaturas atualizadas em todos os municípios. No início da campanha, Taboão da Serra tinha 249 candidatos. De julho para cá, seis candidatos renunciaram as suas candidaturas e dois tiveram os seus registros indeferidos.