EM ALTA
Home

Coluna Em Off, editada no dia 6 de agosto de 2008

15 min de leitura
Foto do autor

Redação

06/08/2008 00:00

Cá estamos

Ok, você vai falar que a Coluna Em Off está mais atrasada do que nunca, né não? Pois é, temos que concordar e o pior é que nem motivos a gente tem pra dar. Foi preguiça mesmo. Mas já que você, querido leitor, entrou aqui para ler as novidades, vamos caprichar, ok?
 
Web
Essa é a primeira eleição onde a Internet está sendo vista uma forma interessante de comunicação. O engraçado é que só agora os políticos (eles, sempre atrasados) descobriram o poder de mobilização da web. Mais engraçado ainda é que só depois que a justiça começou a “fubecar” os candidatos é que eles abriram os olhos para a Internet. Ô povo engraçado esse da política.
 
Web 2
Mas se nas ruas as campanhas ainda não decolaram, no mundo virtual já está pegando fogo. Aqui no Portal O Taboanense, em menos de 3 semanas, o número de comentários já passou dos 300 e a maioria sobre a cobertura das eleições.
 
Blogando
Agora que muita gente descobriu que o blog é uma forma inteligente de comunicação, tá pipocando blog pra tudo que é lado. E o mais divertido é que as postagens estão incomodando muitos candidatos. Veja só, o Pezão, que até pouco tempo atrás tinha ojeriza até de e-mail, inaugurou o futbolando.blogspot.com (que você acessa clicando aqui) e notícia sobre a ciclovia do prefeito causou desarranjo intestinal em alguns assessores…
 
Blogando 2
Para piorar, os novos blogueiros aprenderam que nada é mais destrutivo do que trocar links em seus blogs e fazer indicações das postagens dos outros. Depois que as notícias do Pezão começaram a sair no blog do David da Silva, outro que até pouco tempo atrás achava que e-mail era coisa do demo, o caldo entornou de vez e a notícia da ciclovia foi tema de discussão entre os “cientistas políticos” da turma do Evilásio.
 
Célebre frase
Do poeta maior, Mário Quintana: “A gente deve atravessar a vida como quem está gazeteando a escola e não como quem vai para a escola”.
 
Paternidade
Quem tá virada no Jiraya é a Arlete Silva. Na última semana ela disse em uma reunião com os seus candidatos a vereador que no fim da campanha ela vai fazer um “teste de DNA” para ver quem é realmente filho do PTB. “Nós somos uma família, mas tem muita gente que não está querendo assumir isso”. A bronca é por que alguns candidatos estariam boicotando o nome dela e preferindo falar de um outro candidato.
 
Arretada
Em meios aos boatos que dizem que Arlete Silva só saiu candidata graças a “vontade” de Evilásio Farias, ela respondeu, na mesma reunião com o PTB, com a voz grossa: “Eu não quero ajuda do Evilásio, eu não quero apoio do Evilásio, eu não quero nada do Evilásio, aliás, quero só uma coisa: a cadeira dele”. Eita!
 
Efeito Tropa de Elite
O PTB, que tem um time picurrucho de vereadores, só 26, já perdeu uma das suas candidatas. Silene, alegando pressão (não é pressão alta não, viu?), não agüentou e pediu pra sair! Corre na boca miúda que em breve a “pressão” deve atingir outros candidatos. Ô povo hipocondríaco!
 
De partida
Uma das mais tradicionais empresas de Taboão da Serra pode estar dando adeus a cidade. A Festcolor, que está instalada na avenida Armando Andrade desde 1981, alugou cerca de 5 mil m² em um condomínio industrial em Mauá, onde vai concentrar as suas atividades a partir de setembro. A empresa investiu R$ 500 mil em novos maquinários e levou em conta a questão logística para a mudança.
 
Célebre frase
Do escritor Érico Veríssimo: "Na minha opinião existem dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir e os que viajam para buscar."
 
Denúncia
Anda rolando no Sindicato dos Jornalistas uma denúncia feita contra um jornalista da região. É que tem coleguinha desconfiando do número de MTB do outro… Dizem, que pelo ano que o letrado disse ter se formado, o documento estaria com a numeração beeeeeeeem acima da emitida naquele longínquo ano. Eu, hein! Cada um tem o MTB que merece!
 
Olímpica
Arlete Silva teve que escolher entre sua candidatura a prefeita e as Olimpíadas de Pequim. Explicamos: A loira, entre um abraço e outro, engata uma quinta marcha e vai correndo até os seus eleitores. Deste jeito, a moça tinha chances de fazer a final dos 100 metros rasos.
 
Pra pensar
O comitê de Arlete Silva (PTB) já está instalado. Fica na Kizaemon Takeuti, nº 1313. Dizem que foi uma briga com o pessoal do PT, que queria porque queria estar instalado no cafofo. Sei lá, eles alegaram que o número daria “energia positiva”. Ô povo esotérico!
 
Teoria
Comentário de um vereador sobre a candidatura de Arlete Silva, que, na opinião dele, está crescendo muito: “Tá vendo? Foram tirar a diabinha da garrafa, agora ninguém consegue colocar ela de volta”.
 
Ahãn!
O que mais chamou a atenção durante a caminhada de um candidato na rua dos Miosótis, foi o apelido carinhoso do jornalista-professor-e-faz-tudo, Franco. Ali, na sua quebrada, ele é conhecido como “Bebé”. Mas, por favor, ninguém o chame assim, tá? É que ele não gosta! Pronto, mais um apelido que vai pegar.
 
Grau
Nessa campanha, o time do Psol é o menorzinho de todos. São apenas seis candidatos, quatro a vereador, um a prefeito e outro a vice. Sabe o que existe em comum entre eles? Não, eles não são comunistas. É que todos, eu disse todos, usam óculos. Taí um bom slogan para a campanha deles: “Psol, um partido de visão”! Na foto, todos fizeram questão de tirar o "binóculo".
 
Correção
Na última edição da coluna Em Off (faz tempo, hein?) dissemos que o “jornalista” Ratinho estava cursando o primeiro ano de Direito, na Uniban, no Campo Limpo. Na verdade, ele está no segundo ano. Quer dizer, muito em breve, a cena dele entrando no Fórum, olhando para o juiz e dizendo: “e aí comandante, vamos ratualizar esses processos” será realidade.
 
Exemplo
Apesar da brincadeira com o amigo Ratinho, sem dúvida ele é um exemplo para todo mundo. Além de enfrentar todas as dificuldades com um sorriso no rosto (fazer jornal na região não é fácil), o cara ainda é esforçado o suficiente para, na sua idade, encarar as modorrentas aulas de Direito.
 
Célebre frase
Da escritora Clarice Lispector: "não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento".
 
Saidera
Quem está se despedindo da Diocese do Campo Limpo é Don Emílio Pignoli. Ele renunciou ao cargo ao passar dos 75 anos, idade de aposentadoria dos prelados. Para o seu lugar, irá assumir o Bispo Luiz Antônio Guedes, que estava em Bauru, e foi nomeado no último dia 30 de julho pelo Papa Bento XVI.
 
Chegando
Luiz Antônio Guedes, então bispo de Bauru, nasceu em 1945, na cidade paulista de Mogi Mirim e recebeu a ordenação sacerdotal em 20 de maio de 1972. o Bispo já foi pastoral dos bairros populares da periferia de Campinas (SP), reitor do seminário filosófico local, coordenador geral da pastoral da arquidiocese, membro do Conselho presbiteral e do Colégio de consultores.
 
Ícone
Don Emílio Pignoli deixa uma carreira brilhante no episcopado. Nascido em Cappela Picenardi, Cremona, Itália, ele foi ordenado Sacerdote em Cravinhos em 1957. 19 anos depois, foi eleito Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, passou por Orlândia e foi nomeado 1º Bispo da Diocese de Campo Limpo em 1989. Passou a exercer grande influência na igreja católica e na região transformou de uma vez por todas a relação entre a comunidade e a Igreja.
 
Filosofia
De um fornecedor da prefeitura, desiludido com a falta de pagamento: “A prefeitura é uma mãe, ou melhor, uma madrasta”.
 
Filosofia 2
Um outro fornecedor, que espera há tempos o pagamento da prefeitura, disse que a situação que ele vive, só tem um nome: “empobrecimento ilícito”. Bão também!
 
Na função certa
Tá certo que ultimamente ser elogiado aqui na Coluna Em Off pode até dar um certo desgaste, ainda mais se o cara for assessor livre nomeado do prefeito barbudo. Mas, Daniel Oliano, que está no Trânsito, merece mesmo. Em toda ocorrência, seja dia, seja noite, o cara está lá, fazendo tudo com o maior prazer. O simpático Claudinei, secretário e chefe do Daniel, disse em uma festa do Rotary, sobre o funcionário: “ Ele nasceu para isso”. E é verdade.
 
Célebre frase
Do escritor inglês Oscar Wilde: “A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre”.
 
“Reiva”
Tem candidato a vereador por aí que está espumando de “reiva”. Um deles diz que foi enganado. Chamado para uma reunião política no Canecão, o rapaz chegou com a barba por fazer, além de estar suado e cansado. Só na hora é que ele foi informado que ali eles iriam tirar as fotos para a campanha… Quando viu o resultado, o moço rasgou boa parte dos santinhos e pulou em cima, tamanha era a sua revolta.
 
Dia da imprensa
Está quase tudo pronto para a 7ª Festa do Dia da Imprensa, que neste ano conta com a participação de 25 jornais, número recorde de veículos de comunicação participantes. A celebração acontece no dia 10 de Setembro, em local que ainda será confirmado. Até o fim da semana, mais cinco jornais podem engrossar as fileiras da festa.
 
Categorias
Neste ano os jornais, sites e revistas da região vão concorrer em oito categorias: projeto gráfico, diagramação, diagramação on-line, texto jornalístico, texto editorial, furo jornalístico, fotografia e área comercial. A comissão julgadora será formada por jornalistas renomados e professores universitários.
 
Novidades para 2009
No próximo ano a expectativa é ampliar ainda mais as premiações. Uma certeza é a criação da categoria de “melhor blog”, onde muitos jornalistas, que não trabalham em nenhum jornal, poderão participar da festa e das premiações.
 
Agora vai
Talvez o mais importante sobre a festa da imprensa seja a união entre os veículos de comunicação da região. Nunca antes na história (em homenagem ao Lula) os jornais, sites e revistas estiveram com o pensamento tão alinhavado. A festa deve ser a semente para a criação da Associação Regional de Imprensa.
 
Célebre frase
De Getúlio Vargas: “A Imprensa não ganha eleição. Mas ajuda a perder”. 
 
Competência
Nas reuniões da imprensa, muitos jornais andaram elogiando a forma correta e imparcial que a Asfalco, a agência de publicidade da prefeitura de Taboão, vem trabalhando. Apesar de todas as dificuldades, o pessoal da agência soube levar sem tropeços a conta da prefeitura.
 
Reunião ou diversão?
As reuniões que os jornais, revistas e sites da região estão realizando para organizar a festa da imprensa acabam sempre em risada. Manoel Rocha, do Um Novo Jornal, está emagrecendo bastante e também andou cuidando das madeixas: pintou a cabeleira e tudo mais… segundo ele, “é um novo Manoel”.
 
Daltônico
Uma das (muitas) piadas sobre a cabeleira supersônica do Manoel foram por causa da cor nova. Para todo mundo, a cor escolhida foi um castanho claro, mas o troca-letras jura de pés juntos que é se trata de um “loiro escuro amanteigado” (?!?!). Mas o melhor da festa, ops, da reunião, foi um dos seus amigos (muy amigo) dizendo que o jornalista na verdade fez uma “permuta” com a Niasi. Aí, ninguém agüentou.
 
Opa!
E um outro, que acompanhava a discussão, já meio calibrado, fez questão de usar a palavra. Tropeçando na língua portuguesa, ele insistiu em trocar a expressão “história da carochinha” por “história da carrocinha”. Se não bastasse, o troca-letras ainda confundiu a palavra “etnias” por um bolo de sílabas que saiu da sua boca mais ou menos assim: “estiniases”, e seja lá o que isso signifique.
 
Viva Chaves
Em Itapecerica da Serra quem anda fazendo barulho com sua campanha é Erlon Chaves, candidato pelo PDT. Socialista assumido, fã de Hugo Chaves assumido e polêmico, também assumido, Erlon anda até mesmo usando um visual meio militar. Todos os correligionários andam “fardados”. Se a moda pega” Aqui em Taboão ia ter um montão de livre nomeado barbudo que nem o Evilásio!
 
Vale tudo
Tem gente reclamando da forma como o estádio está sendo usado. De uma hora para outra liberaram jogos e mais jogos, o que acaba deixando a grama em péssimo estado. Um dirigente do Cats, time profissional que representa a cidade e manda seus jogos no estádio, disparou: “tem até jogo de solteiro contra casados, onde vamos parar?”.
 
Assinamos em baixo
Tem muito morador, principalmente do Jd. Monte Alegre, reclamando dos apagões de energia elétrica no bairro. Está ficando comum faltar luz nas residências apenas por alguns segundos. Não passa nem um minuto e a energia volta, tempo suficiente para queimar aparelhos e para trabalhos inteiros desaparecerem dos computadores. Parece que a Eletropaulo tá precisando de um choque, né não?
 
Xurumelas
Dia desses, um assessor do prefeito ficou bravo com um dos editores da coluna Em Off. Segundo o aspone, publicamos uma nota com informações que ele teria passado “em off” pra gente. Dãããã! Um recado: jornalista não é padre pra escutar! Contou, a gente publica mesmo.
 
O cara
Quem anda mais valorizado do que nota de 100 dólares é o jornalista Mário de Freitas. De mansinho ele chegou para fazer parte do staff do prefeito Evilásio Farias e hoje virou o poderoso manda-chuva da campanha do barbudo.
 
Parabéns
Quem completou 50 anos de casado foi o ex-vereador e testemunha ocular da história de Taboão da Serra, Oscar Ferreira. Parabéns!