Home
›
Novo do Centro de Controle de Zoonoses deve ficar pronto em até dois meses
3 min de leitura
O Prefeito Evilásio Farias anunciou que a construção do novo Centro de Zoonoses deve ficar pronta em até dois meses. “O projeto completo possuiu três prédios, mas até o final de agosto a administração e o canil já estarão prontos. A alvenaria e a cobertura estão quase finalizadas, falta apenas terminar o acabamento”, afirmou. Ao todo, serão cerca de 1500 m² de área construída.
Hoje em Taboão da Serra existe uma unidade de Zoonoses, mas funciona de maneira limitada por conta do espaço físico. Com o novo prédio, a Centro terá uma estrutura que permitirá desenvolver projetos inovadores em favorecimento à saúde pública. Entre outras ações, o Centro é responsável pelo combate às doenças transmitidas por animais, como dengue, raiva, leishmaniose e leptospirose, e vai atuar de maneira mais eficaz na prevenção de Zoonoses pelo controle dos animais vetores, ou seja, que podem transmitir doenças para a população.
Foto: Eduardo Toledo
.jpg)
Centro de Zoonose no Pq. Pinheiros: obras aceleradas
O CCZ contará com uma ala cirúrgica para castração de cães e gatos, um auditório para treinamento profissional e projetos educativos com a comunidade, além de um laboratório entomológico para identificação de insetos nocivos à saúde. O prédio também terá um canil para abrigar animais recolhidos da rua e observação de animais suspeitos de Zoonoses, e cocheiras para animais de grande porte.
“O crescimento desordenado da cidade empurrou a população menos favorecida para a beira dos córregos e para áreas sem saneamento básico. Regiões como essas, hoje, são abrigos de insetos, ratos e outros animais responsáveis por transmitir doenças. Até muito pouco tempo atrás a população local não sabia como combater esses males. Agora, com as sucessivas campanhas de prevenção que estamos realizando e com o novo Centro estamos mudando este quadro”, disse o Diretor do Centro Dr. Clóvis José de Sá.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é também o órgão de saúde pública responsável pelo controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (ratos, mosquitos e morcegos, entre outros).