EM ALTA
Home

Parte do esgoto de Taboão já está interligada com estação de tratamento

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/07/2008 00:00
Ótima notícia para os moradores de Taboão da Serra: a Sabesp já começou a interligar a rede coletora de esgoto até a estação de tratamento de Barueri. Os trabalhos começaram no dia 20 de junho e devem se estender até a primeira quinzena de julho. Nesta fase do projeto, o córrego Poá, que corta toda a cidade, já está sendo beneficiado.
 
Diversos bairros estão sendo atendidos com as obras. O esgoto do Intercap, Jd. América, Jd. Monte Alegre e Centro, que antes era jogado diretamente no córrego, já está sendo captado pelo tronco coletor que leva até Barueri, onde a Sabesp mantém uma importante estação de tratamento.

Foto: Eduardo Toledo

Obras na avenida José André de Moraes, no Pq. Monte Alegre

 
Os benefícios do tratamento do esgoto de Taboão da Serra vão além dos limites da cidade. O Projeto Tietê, que pretende despoluir o principal rio da capital, é beneficiado diretamente, já que o córrego Pirajuçara, onde desemboca o Poá, acaba desaguando no Tietê.
Segundo a assessoria da empresa, desde 2002 a Sabesp executa a segunda etapa do Projeto que compreende a ampliação dos índices de coleta de esgotos de 80% para 84% e o tratamento de 62% para 70%, permitindo que 350 milhões de litros de esgotos deixem de ser lançados nos rios.
 
Em Taboão da Serra a previsão é que todo o esgoto coletado seja tratado até o final de 2010. Hoje, as obras realizadas pela Sabesp, são chamadas pelos técnicos de “catapora”, porque interliga pontinhos de esgoto no tronco coletor, responsável por levar os resíduos até a estação de tratamento.
 
Os benefícios esperados envolvem melhorias na saúde pública e qualidade de vida da população. Mas a população também precisa fazer a sua parte, cerca de 36% da poluição do rio Tietê é originada do lixo jogado nas ruas da Grande São Paulo.