Home
›
Embu e Itapecerica da Serra recebem Escolas Técnicas
5 min de leitura
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, assinou na terça-feira, dia 24, convênios para a instalação de novas ETECs e FATECs em oito municípios do estado de São Paulo. Na região, as unidades serão implantadas em Itapecerica da Serra e Embu. Taboão da Serra não foi contemplada por falta de um prédio adequado.
A assinatura desses convênios faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento do Estado e contou com a presença dos representantes de cada cidade. O vice-governador Alberto Goldman agradeceu a presença de todas as autoridades presentes e ressaltou que esse é um dos projetos mais importantes do Governo. Até o fim do Plano de Expansão o número de FATECs do estado passará de 26 para 52, e para as ETECs, ocorrerá um aumento de 77 mil para 177 mil vagas.
Foto: Divulgação

Goldman, secretária de Educação de Itapecerica, Irani Rochel e o
vereador Dr. José Martins
vereador Dr. José Martins
Goldman explicou ainda que os convênios são parcerias entre o governo e as prefeituras. Cada prefeito é responsável pela construção ou adequação do prédio para instalação da FATEC ou da ETEC, e o Centro Paula Souza cuida de toda a infra-estrutura restante, inclusive a parte pedagógica. “Gostaria de agradecer ao empenho de todos os prefeitos. Os que estão aqui hoje são os que já definiram os locais dos prédios e já têm os projetos encaminhados”, disse Goldman.
O primeiro a assinar o convênio foi o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe. Logo depois, assinaram os convênios, a prefeita de Peruíbe, Julieta Fujinami Omuro; o vice-prefeito de São Vicente, Paulo de Souza; e o prefeito de Piedade, José Tadeu Vicente. Para assinar o convênio de instalação da FATEC de Bragança Paulista estava presente o vice-prefeito João Carlos Monte Claro Vasconcelos. O assessor educacional Carlos Franco Rosa, representou a cidade de Nova Odessa. Também assinaram os convênios o chefe de gabinete de Embu, José Aparecido da Silva; e a Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra, Irani Conceição Bacieiga Roschel.
Também estavam presentes os deputados estaduais Maria Lúcia Amary, Luís Carlos Gondim, Marco Bertaiolli, Luciano Batista e Edmir Chedid. Por meio deles, o vice-governador agradeceu o empenho dos parlamentares paulistas em favor do Plano de Expansão do Ensino Profissional.
Etec de Itapecerica da Serra
A Etec de Itapecerica da Serra tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. São 120 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 320 para o Ensino Técnico. Os cursos sugeridos são: Administração; Contabilidade; Cosmetologia e Química.Cada um desses cursos conta com 80 vagas dividas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Até o final da expansão, a Etec deve ter 360 vagas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura construirá um prédio na Rua Armando Sales, 3164, no bairro de Valo Velho.
Etec de Embu
A Etec de Embu tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. Além das 160 vagas no período matutino para o Ensino Médio, são oferecidas mais 320 vagas para o Ensino Técnico, divididas em vários cursos sugeridos: Contabilidade, com 40 vagas para o período noturno; Eletroeletrônica com 80 vagas (40 no período vespertino e 40 no noturno); Gestão Ambiental, 40 vagas-período noturno; Informática, 40 vagas- período vespertino; Logística, 40 vagas-período vespertino; Secretariado, 40 vagas-período vespertino e 40 vagas no período noturno para o curso de Redes de Computadores. Até o final da expansão a Etec deve ter 480 matrículas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura cedeu um terreno localizado na Rua Marcelino Pinto Teixeira s/n para a construção do prédio com recursos FUMEFI/Governo do Estado.