EM ALTA
Home

Coluna editada no dia 26 de junho de 2008

14 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/06/2008 00:00

Reviravolta

Na semana passada Arlete Silva fazia mistério sobre os caminhos que iria trilhar nas eleições municipais. Pessoas próximas da loira juravam que ela poderia compor a chapa de Fernando Fernandes como sua vice. Porém, e sempre tem um porém, Arlete deve sair candidata a prefeita em uma coligação com o (pasmem) PTC e agora o seu vice é um tal de Vilson. Anotou direitinho?
 
Segura o queixo
Querido leitor, se você já está de boca aberta, se liga! Tem muita notinha reveladora na coluna de hoje, viu?
 
Antenado
A informação que Arlete sairá candidata a prefeita com o apoio do PTC, que sempre declarou apoio a Evilásio Farias, surgiu no domingo, dia 22, na convenção do próprio Evilásio. Um assessor do prefeito garantiu que essa dobrada já estava fechada desde sábado, dia 21.
 
Confirmação
Na segunda-feira, 23, Arlete e os pré-candidatos do seu partido, o PTB, tiveram uma reunião que durou mais de cinco horas. Nela ficou decidido (pelo menos no dia, já que nos bastidores as coisas mudam de uma hora para outra) que Arlete sairá mesmo candidata de dobrada com o “poderoso” PTC.
 
Bola de cristal
A pergunta que ficou sem resposta foi só uma: como o assessor do prefeito sabia da dobradinha entre PTB e PTC antes mesmo dos pré-candidatos do partido de Arlete? Na política, nem sempre o que se vê é o que se é.
 
Anota aí
A convenção de Arlete Silva acontece neste domingo, dia 29, a partir das 10h, na Estrada Kizaemon Takeuti, nº 1.558, no Salão Rosas de Ouro, em cima do supermercado Colombo.
 
Desfalque
A confusão dentro dos partidos está tão grande, mas tão grande, que na semana passada em uma reunião entre Arlete Silva (PTB) e o vereador Aprígio (PRB) o vice-presidente do PRB, Dr. Cândido, foi impedido de participar da conversa entre as duas legendas que ainda tentavam uma aproximação. Inconformado, o simpático Cândido fez questão de ligar para o deputado Gilmaci Santos contando que ele foi barrado no baile.
 
Desfalque 2
Depois de ter sido alijado (Aurélio, meu amigos) do encontro, Dr. Cândido mostrou a hombridade que deveria ser típica de todos os homens públicos: pediu seu desligamento do PRB. E não se fala mais nisso.
 
Furo
Há tempos Taboão não via tantos candidatos a prefeito. Ótimo para os eleitores, que podem escolher entre as várias opções o melhor para governar a cidade por mais quatro anos. Além de Evilásio, Fernando Fernandes, Arlete Silva e Khaled Fares, Taboão terá um quinto candidato…
 
Furo 2
Essa só mesmo a Em Off para revelar. O Psol, o partido da Heloisa Helena, fez sua convenção no último domingo, dia 22, e lançou como candidato a prefeito o professor Miguel Leme.
 
Furo 3
O Portal O Taboanense vai divulgar nesta semana mais informações sobre o candidato misterioso. Por incrível que pareça, conseguir qualquer notícia sobre a candidatura é um sufoco, porque o partido não informou ninguém sobre os seus planos.
 
Essa é boa
Um funcionário concursado da prefeitura disse nesta semana que a coisa está tão ruim, mas tão ruim, que ele só come churrasco quando o vizinho assa carne. “Corro e passo o pão na fumaça”.
 
Por outro lado
Como são as coisas, um jornalista andava reclamando da comida servida em um evento. Ao ser questionado se tinha gostado do bufê, ele disparou: “O Araçá é melhor”.
 
Quentão
E Fernando Fernandes anda empolgado com a campanha. Segundo assessores o ex-prefeito está feliz com a recepção dos moradores (e muitos funcionários públicos) durante as visitas que ele vem fazendo nas festas juninas das escolinhas municipais. E é incrível mesmo, todo mundo quer uma foto ao seu lado.
 
Convenção
Fernando Fernandes realiza a sua convenção e de seus partidos aliados neste domingo, dia 29, na escola estadual Antônio Inácio Maciel, a partir das 9h, no Jd. Maria Rosa. Mas, o bicho deve estar pegando mesmo por volta do meio dia.
 
E tem mais
Para quem gosta de convenções, no domingo, dia 29, tem mais uma. O pré-candidato do PDT, Khaled Fares, lança oficialmente sua candidatura em evento na Estrada Kizaemon Takeuti, nº 701. Segundo ele, o nome do seu vice já foi escolhido, mas só será revelado no dia. Suspense, né?
 
Chocho
A convenção da maior coligação destas eleições deixou a desejar. No domingo, dia 22, Evilásio Farias e os 12 partidos que o apóiam bem que tentaram, mas não conseguiram. O evento estava tão chocho quanto um velório. Os correligionários não aplaudiam, não gritavam e não se empolgavam. Um ou outro assobiava, mas logo desistia diante da apatia que foi a convenção.
 
Chocho 2
Pra não falar que é implicância da nossa coluna, em certo momento, bem quando o prefeito Evilásio Farias fazia seu modorrento discurso, o operador do telão começou a exibir um clipe musical. É isso mesmo, o prefeito falava suas propostas mirabolantes e no telão um casal cantava uma música “mela-cueca”.
 
Infeliz
Mais o ponto baixo (bota baixo nisso) da convenção foi a vice-prefeita e candidata a vice-prefeita Professora Márcia (PT) entoando uma musiquinha infantil que remetia ao nome do seu principal adversário, Fernando Fernandes. Além da horrenda rima, Márcia não conseguiu empolgar nem mesmo o seu maridão. Gláucio corou, mas mesmo assim entoou: “Ôôôô, Fernandô! Pode chorar, é Evilásio e Márcia lá”…
 
Pergunta que não quer calar
Lá, aonde?
 
Pasquale
Antes que algum orelhudo venha questionar se é “onde” ou “aonde”, cabe informar que neste caso é usado sempre o aonde (que é a combinação da preposição a + onde) e que indica movimento para algum lugar. Viu, somos um site e não um “çite”.
 
Voltando
Claro que tem mais da convenção. Se a musiquinha da Professora Márcia foi o ponto baixo, o ponto “alto” foi outra musiquinha. Assim que o nome do prefeito Evilásio Farias foi anunciado, as trombetas anunciaram em alto e bom som a chegada do alcaide ao Cemur. Neste glorioso momento o tema da vitória de Ayrton Senna rompeu o silêncio do teatro.
 
Originalidade
Ok, não sabemos quem foi o gênio que sugeriu isso, mas, cá pra nós, tá meio batida (além de ser cafona) essa idéia, né não? E tanta criatividade junta só foi possível porque, agora, o prefeito Evilásio tem uma agência de publicidade cuidando da sua imagem.
 
Nota da coluna
Ah, tá!
 
Ibama
Quem teve trabalho na animação e apresentação do evento foi Orlandino, que se esforçou muito para tentar animar o cemitério que era o público presente. Em certo momento, quase desesperado, Orlandino gritou: “vamos lá jacarezada, ‘vamo balanga’ essas bandeiras”.
 
Atual
E o jornalista Samuel Bin Laden Caetano causou um certo furor na convenção. Munido de um crachá emitido em 1932, o troca-letras exibia no documento uma foto de quando ele ainda tampava garrafa de guaraná com rolha. Olhando assim, meio que de relance, entre ele hoje e a foto no crachá, parece que já se passaram uns, digamos, seis mil anos.
 
Trocadilho
De um pré-candidato a vereador que sonhava com uma vaga na Câmara Municipal e teve seu partido coligado goela abaixo com outros dois partidos, ambos já com vereadores: “estou em um mato sem legenda”.
 
Sincero
Quem conhece o Santão, Pachá do Maria Rosa, sabe bem que o cara é uma figura ímpar. Pois bem, num dia desses, ele disparou essa (quase um recado): “como amigo eu sou bom pra caramba, mas como inimigo eu sou perfeito”. Valha-me Deus!
 
Aurélio
E quem anda gastando o vocabulário é o dono do jornal Atual, Márcio Cansian. Dia desses, ele chamou uma colega de “mequetrefe”. Claro, o gordinho estava brincando.
 
Só a idade
A idade traz uma coisa boa, a sabedoria. E quem a usou para se sair bem de um clichê foi o ex-vereador Oscar Ferreira. Assim que ele chegou a uma loja de informática, o dono disparou: “Nossa Seu Oscar, você não morre mais”. E ele: “que bom, essa não era mesmo a minha intenção”.
 
Mas…
Apesar de sorridente e brincalhão, Oscar Ferreira, três vezes vereador e duas vezes presidente da Câmara, está bravo mesmo é com o prefeito Evilásio Farias. Anda disparando comentários jocosos ao homem que está prefeito hoje.
 
Metamorfose
Na última coluna Em Off, Anderson Nóbrega, técnico do Cats, se sentiu crucificado por nós. Pura bobagem. Mas, temos que reconhecer, depois do pito o papai da Olívia ficou uma seda e fez questão de ligar para toda a imprensa (só os jornalistas importantes) depois de mais uma vitória do Cats (a quarta consecutiva).
 
Metamorfose 2
No final do jogo contra o Osasco, Anderson ficou emocionado de verdade (mas não chorei, disse) por causa da crítica feita pela imprensa local, onde nós nos incluímos. Com um ótimo retrospecto (quatro vitórias em quatro jogos) ele deve ser, merecidamente, efetivado no cargo de técnico. E, acreditem, terá o nosso apoio, claro, se ele deixar mesmo de ser metido, né não?
 
Agora é sério
Aqui na coluna a gente brinca com todo mundo. Uns, os idiotas, ficam bravos, soltam fogo pelas ventas, ameaçam e tudo mais. Outros, levam na esportiva. Na verdade a coluna Em Off é uma forma diferente e nova de informar, sempre com humor e com inteligência (bom, esse último adjetivo é por nossa conta). Um outro olhar sobre as notícias do cinzento dia-a-dia.
 
Canabrava
Na quadrilha do Evilásio, que aconteceu na prefeitura, na última sexta-feira, um fato chamou a atenção. A barraca de vinho quente e quentão recebeu determinação dos organizadores da festa para não servir as bebidas antes das 17h, horário de término do trabalho dos funcionários, onde, hipoteticamente, poderia ser servida as bebidas. O problema é que as funcionárias, na sua grande maioria da educação, que estavam na barraca, bebericavam as bebidas e deixavam outros funcionários com água na boca.
 
Canabrava 2
Enquanto as moçoilas ignoravam o horário e degustavam o vinho quente, um assessor-puxa-saco do governo foi tirar satisfações. Queria porque queria saber o porquê que não estavam servindo as bebidas para os outros funcionários. Uma delas sapecou ironicamente: "É fanta uva".
 
Barraca Van Gogh
Enquanto as barracas montadas pela prefeitura serviam cachorro-quente, bolo (quase todos de fubá), pipoca (com um pouquinho de excesso de óleo) e refrigerante Dolly, a barraca do Banco Real ofereceu amendoim torrado, paçoca (da melhor marca) e pé de moleque. Em tempos de inflação alta, parece que o pessoal do banco resolveu esbanjar. Enquanto isso, insatisfeitos como sempre, os funcionários reclamavam que os docinhos acabaram antes da hora.
 
Telefone
Quem ligou na prefeitura durante o horário da festa junina se deu mal. As linhas foram programadas para direcionar as ligações para a portaria. Os porteiros, indignados, disseram que além de ganhar mal para exercer suas atividades, tinham ainda que atender ao telefone enquanto muitos curtiam a festa. Quem reclamou também foram os funcionários de departamentos internos da prefeitura que não conseguiam pedir ligações para celular.
 
Nem tudo foi festa
Na sexta-feira pela manhã os organizadores da quadrilha impediam (quase que educadamente) que funcionários parassem seus carros no estacionamento onde aconteceria a festa junina. Porém, como o espírito de São João nem sempre está impregnado em todos, um funcionário da comunicação ao chegar com o carro oficial da prefeitura foi literalmente proibido de entrar por um outro assessor (puxa-saco) que fazia hora extra como segurança. O rapaz que dirigia o veículo só queria parar o carro em outra parte do estacionamento, mas não teve acordo. Resultado: um qüiproquó lascado… Palavrões, ameaças… quase a pendenga foi resolvida pelas vias de fato. Pena que não foi, né não?
 
Bola cheia
O Coordenador Executivo da prefeitura, o jornalista Maruzan Corado, está mais importante do que nunca, é o que informa alguns assessores. Na última segunda-feira ele embarcou para Brasília para representar Taboão da Serra em projetos que devem garantir verba para a cidade. Entre os projetos, um para angariar recursos para a segurança pública e outros voltados às áreas de obras, infra-estrutura e modernização administrativa. Antes de embarcar, Maruzan era só sorriso: "Vou voltar com o cofre cheio".
 
Que beleza
Outro funcionário com status de secretário que anda dando suas bandas por aí é o ouvidor geral Dr. João Melo. Na última semana ele embarcou para Fortaleza onde irá ministrar palestras em um seminário nacional, sobre o sucesso da ouvidoria na Prefeitura de Taboão. João Melo, que é alagoano de carteirinha, aproveitou para tirar uns dias de folgas pendentes, segundo ele referente a 2005 ainda.
 
Ei?
Copiado do blog do cáustico Tutty Vasques: “O Congresso Nacional realiza recesso branco de São João nesta semana. Para que os parlamentares se reintegrem às suas quadrilhas de origem”.
 
Aqui perto
E, para surpresa de muito, lá em Itapecerica o ex-prefeito Lacir Baldusco (PSDB) fará dobradinha com Cleudo Bueno. Jorge Costa que se segure.
 
Aqui perto 2
Também em Itapecerica o rei do humor circense, Didi Mocó, está gravando o seu novo filme: “O Guerreiro Didi e a Ninja Lili”. Segundo o comediante, a película tem a cara do cinema trapalhão.