EM ALTA
Home

Última semana para votar na enquete que avalia os serviços da viação Pirajuçara

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

11/06/2008 00:00

Essa é a última semana para o internauta votar na enquete que avalia a qualidade dos serviços da viação Pirajuçara. Lançada no último dia 4, o número de votos ultrapassou a marca de 500 e até o fechamento desta matéria (terça-feira) os resultados preliminares apontavam que 46,20% dos votantes avaliam como ruim ou péssimo os serviços, 32,92% acham bom ou ótimo e 20,89%, regular.

 
Para votar na enquete, clique aqui.
 
Atualmente a Viação Pirajuçara opera as linhas circulares da cidade e todas as linhas intermunicipais que saem de Taboão e outros itinerários na região, através do consórcio Intervias, que detêm a concessão para o transporte de passageiros em Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e parte de São Paulo.

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

Viação Pirajuçara: você é que avalia a empresa 

Em quatro anos a avaliação da empresa registrou queda de 11 posições, mesmo assim, no índice geral o resultado é considerado mediano. Em 2004 a empresa ficou no 10º lugar do ranking das empresas de toda a região metropolitana. Já em 2005 caiu uma posição e ficou na 11ª colocação. Em 2006 caiu mais duas e ficou no 13º lugar. Já na pesquisa realizada em 2007 a colocação da empresa despencou para o 21º lugar.

 
Em uma matéria publicada no Portal O Taboanense, no dia 19 de maio, diversos internautas deixaram seus comentários sobre a empresa que detém a exploração das linhas de Taboão da Serra. De acordo com o leitor Wagner, “o serviço é realmente muito ruim, merece mesmo está em 21º, enquanto eles não tiverem uma empresa para fazer concorrência com eles, o serviço vai continuar ruim”, escreveu.
 
Para Marcos Sérgio Assis Souza, morador do Jd. Mituzi, “A empresa Pirajuçara realmente fica devendo em qualidade no atendimento ao usuário, um exemplo é a Linha 089 Clinicas – Hosp. Geral Pirajuçara ,seu serviço prestado é regular pois não consegue atender todos seus usuários durante o trajeto , quando chega no Jd. Record acaba deixando metade de seus passageiro para trás”.
 
Já para Eduardo Martins, o que mais prejudica os passageiros são os ônibus muito cheios. “Acho uma tremenda falta de respeito com os usuários da linha São Judas – Conceição, entre outras, tentar pegar esse ônibus pela manhã. Se você conseguir, parabéns, pode se considerar um super-herói”.
 
Nos últimos quatro anos a Viação Pirajuçara, que atende os moradores de Taboão da Serra e das cidades vizinhas, obteve desempenho considerado médio no Índice de Qualidade do Transporte (IQT) que avalia as condições do transporte público na região metropolitana de São Paulo. No ranking divulgado pela pela EMTU 

A avaliação é considerada uma moderna ferramenta de gestão do setor, criada pela EMTU/SP, que analisa a opinião dos usuários sobre o serviço, por meio de entrevistas, os índices relacionados à conservação da frota, operação das linhas e situação econômico-financeira das empresas de ônibus. Pesam na pesquisa itens como qualidade da frota, conforto dos usuários e demora.