Home
›
Shopping Taboão apresenta uma viagem ao mundo do cangaço com a exposição “Lampião e Maria Bon
4 min de leitura
De 16 a 30 de junho, o Shopping Taboão promove a exposição gratuita “Lampião e Maria Bonita”, uma homenagem ao mais popular casal de cangaceiros do Brasil, prestes a completar 70 anos de morte (28 de julho de 1938), cujos feitos têm sido contados em prosa e verso e servido de fonte de inspiração para diversas manifestações culturais, principalmente da literatura de cordel.
Para levar os visitantes ao universo da dupla temida pelos bandidos e autoridades, a Praça Central do Shopping Taboão vai ganhar painéis fotográficos que remetem ao sertão do nordeste brasileiro e dois bonecos (manequins) em tamanho natural, vestidos e caracterizados de Lampião e Maria Bonita, completam o cenário.
Diariamente haverá apresentações de trios nordestinos cantando temas inspirados na cultura popular nordestina, na Praça de Alimentação do shopping. Os grupos, formados por violão, triângulo, zabumba e vocal, prometem agitar as noites de quinta-feira, a partir das 19h, até o término da exposição.
Inúmeros objetos, armas e indumentárias semelhantes às usadas pelos cangaceiros, como roupas, botas, alpercatas, cartucheira, perneira e o famoso e reconhecido chapéu de couro que traz o signo de Salomão, estarão expostos em vitrines espalhadas no local. Entre as curiosidades da mostra, destacam-se uma máquina de costura portátil, de época, igual à usada pelas mulheres do grupo para confeccionar as roupas; uma coleção de moedas e a reprodução de uma “filipeta” com a recompensa oferecida pelo governo pela captura dos cangaceiros.
Os hábitos dos cangaceiros poderão ser conhecidos pelos utensílios domésticos, alimentos e a farmacopéia utilizada para o tratamento das enfermidades, bem como a religiosidade do líder do cangaço, devoto do Padre Cícero. Uma mostra de cordéis, escritos por trovadores e poetas populares nordestinos, completa a exposição.
Um pouco de história: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu em 1897, na região do Vale do Pajeú, Estado de Pernambuco. Para vingar a morte do pai, entre outros motivos, entra para o cangaço, por volta de 1920. Em 1930, há o ingresso das mulheres no bando, e Maria Déia, a Maria Bonita, torna-se sua companheira.
Lampião e seu bando vivem de assaltos e cobrança de tributos de fazendeiros da região, ganhando fama pelos seus feitos e tornando-se o inimigo numero 1 da polícia nordestina, que oferece recompensas para quem o capture. Após dezoito anos, a polícia finalmente consegue pegar o maior dos cangaceiros. Na madrugada do dia 28 de julho de 1938, a Volante do tenente João Bezerra, numa emboscada feita na Grota do Angico, mata Lampião e Maria Bonita e parte do seu bando.
Exposição “Lampião e Maria Bonita”
Local: Shopping Taboão
Data: 16 a 30 de junho
Horário: 2ª a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Entrada gratuita – Informações: (11) 4788-3800
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5 – Taboão da Serra – SP.